PRF deflagra “Operação Dia do Índio” para coibir cobrança ilegal de “pedágio” em MT

A prática ilegal acontece em razão da proximidade do Dia do Índio, comemorado nesta sexta (19), sob justificativa de arrecadar dinheiro para as festividades nas aldeias

PRF deflagra “Operação Dia do Índio” para coibir cobrança ilegal de “pedágio” em MT
Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) dará início, na manhã desta quinta (18), à Operação Dia do Índio.

De acordo com a PRF, o objetivo da ação é  coibir o bloqueio da rodovia por parte de indígenas da região para a cobrança ilegal de “pedágio”. Garantindo assim, o direito de ir e vir dos usuários da BR 070, em Primavera do Leste.

A operação, que segue até a noite do próximo sábado (20), será realizada em conjunto com a Polícia Federal (PF).

Além disso, a PRF contará com o reforço de 32 policiais, parte deles do Grupo de Choque, especializados em controle de distúrbios.

Dez viaturas serão empregadas no patrulhamento e, caso necessário, no serviço de escolta.

As ações serão intensificadas especialmente no trecho entre o km200 e Km240, onde, no ano passado, indígenas bloquearam o tráfego, condicionando a passagem ao pagamento de uma espécie de pedágio.

A prática ilegal acontece em razão da proximidade do Dia do Índio, comemorado nesta sexta (19), sob justificativa de arrecadar dinheiro para as festividades nas aldeias.

Além da Polícia Federal, que participará efetivamente das atividades, para o planejamento da Operação a PRF acionou também o Ministério Público Federal, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e as Prefeituras de Primavera do Leste e Barra do Garças.