Prévia da inflação tem maior índice para junho desde 1996

Redação PH

Redação PH

crise econômica pode trazer oportunidades de investimento, avalia especialista

Prévia da inflação tem maior índice para junho desde 1996

Considerado uma prévia da inflação oficial, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subiu para 0,99% em junho ante maio, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta sexta-feira. Segundo o instituto, é o maior índice para os meses de junho desde 1996, quando chegou a 1,11%.

No acumulado do primeiro semestre deste ano, a taxa ficou em 6,28%, bem acima da verificada no mesmo período do ano passado, de 3,99%, e a maior desde 2003, quando atingiu 7,75%. No acumulado dos últimos doze meses, o índice variou para 8,80%, o maior resultado desde dezembro de 2003, quando registrou 9,86%.

Além de estar em patamares mais elevados do que o verificado nos últimos anos, a aceleração do IPCA-15 mostra que o empenho do governo em segurar os preços, como a escalada dos juros, ainda não começou a surtir os efeitos almejados. A taxa está bem longe do centro da meta definida pela equipe econômica do governo, de 4,5%, e do teto dela, de 6,5%.

Segundo o instituto, a aceleração do indicador de maio para junho foi puxada pelo item despesas pessoais, que subiu 1,79%, seguido por alimentação e bebidas (1,21%), e habitação (1,03%). As outras seis categorias que envolvem o cálculo também registraram crescimento. O item de comunicação foi o que menos teve reajuste de preços, com alta de 0,08%.

A pesquisa é feita com famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, sendo que a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.

+ Acessados

Veja Também