Preso há 3 meses, ex-governador de MT tem contas de 2014 aprovadas

Redação PH

Redação PH

segurança pública e desenvolvimento da região oeste foram prioridades de wancley em 2015

Preso há 3 meses, ex-governador de MT tem contas de 2014 aprovadas

Preso há três meses em Cuiabá, o ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) teve suas contas de gestão do exercício de 2014 aprovadas pelos deputados estaduais da Assembleia Legislativa (ALMT). O placar pela aprovação foi de 10 votos a sete durante a sessão extraordinária nesta sexta-feira (18).

Antes de ser levado ao plenário, o assunto já havia sido apreciado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), cujo parecer prévio foi positivo, e pela Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária da ALMT, que também emitiu parecer favorável às contas do ex-governador. Já na sessão desta sexta-feira os deputados realizaram votação secreta e referendaram o parecer da comissão.

O ano de 2014 foi o último da gestão de Silval Barbosa, um dos alvos da operação Sodoma, deflagrada em setembro pela Polícia Civil e pelo Ministério Público. A operação é resultante de investigações sobre fraudes na concessão de benefícios fiscais do estado. O ex-governador teve mandado de prisão preventiva expedido e cumprido na operação, assim como os ex-secretários Marcel de Cursi (Fazenda) e Pedro Nadaf (Casa Civil), ambos de sua gestão.

As prisões dos três depois foram mantidas pela Justiça e, desde então, eles vêm tentando obter Habeas Corpus em instâncias superiores a fim de deixar o Centro de Custódia de Cuiabá (CCC), onde estão sendo mantidos. Todos são réus por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa.

+ Acessados

Veja Também