Presidente da Funasa garante que não haverá cortes em abastecimento em Mato Grosso

Presidente da Funasa garante que não haverá cortes em abastecimento em Mato Grosso

Presidente da Funasa garante que não haverá cortes em abastecimento em Mato Grosso

O presidente da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), Ronaldo de Oliveira, afirmou que a fundação manterá convênios de abastecimento de água com “todos aqueles municípios que cumprirem os requisitos dispostos na portaria 4749/2019” em Mato Grosso.

A garantia foi dada ao senador Wellington Fagundes (PL-MT) e serviu para tranquilizar os gestores municipais, que temiam pelo corte de importantes convênios de abastecimento de água em assentamentos por todo o Estado.

O encontro contou com a presença do presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, e inúmeros prefeitos e vereadores, além dos deputados estaduais Janaína Riva (MDB) e dr. João (MDB).

Wellington, que é vice-presidente da Frente Parlamentar em defesa dos Municípios, diz entender a necessidade de “fazer economia e sanar contas” por parte do Governo Federal, no entanto, ele afirmou que há que se priorizar recursos, em quaisquer épocas, para a saúde da população. “Ninguém pode ficar sem o mais precioso recurso: a água potável”, assentiu.

“Encaminharemos o pleito para análise técnica, mas a orientação do Ministro da Saúde Henrique Mandetta é que a Funasa dê atenção especial para os municípios de Mato Grosso, com relação ao desembolso financeiro para o cumprimento dos convênios”, garantiu o presidente da instituição, Ronaldo de Oliveira.

Luta por infraestrutura – Outra reunião importante do mesmo dia, também por iniciativa do senador Wellington Fagundes, aconteceu no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), junto ao presidente General João Carlos Corrêa. Nela, os parlamentares, prefeitos e vereadores discorreram sobre a preocupação da escassez de recursos para a área de infraestrutura e investimentos aos assentamentos.

“Vamos manter esse diálogo constante com o governo, em um convencimento de que esses cortes vão prejudicar sobremaneira a população que mais precisa”, adiantou Wellington. A deputada Janaína Riva elogiou a disposição do Incra em dialogar com prefeitos e vereadores e afirmou que o grupo pensará, inclusive, “em uma parceria entre o próprio Incra, a Associação Mato-Grossense dos Municípios e o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat)”.

+ Acessados

Veja Também