Presença online: saiba como sua empresa pode se destacar aparecendo nas buscas

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Se você tem uma empresa que depende das vendas online, precisa aprender como aparecer nas buscas do Google. Afinal, o motor de pesquisas é a maior fonte de tráfego da Internet mundial.

Para se ter uma noção, o Google lida com mais de 100 bilhões de buscas mensais no seu motor de pesquisas. Isso é o equivalente a aproximadamente 38 mil pesquisas por cada segundo que passa.

Ou seja, desde que você começou a ler este artigo, mais de 100 mil pesquisas foram feitas no Google, muitas delas de valor para o seu negócio.



Quer saber como aparecer nas buscas? Então confira as nossas dicas abaixo!

Entenda o que é necessário para saber como aparecer nas buscas

O Google tem uma série de algoritmos para determinar quem aparece nos seus resultados de buscas. Esses programas levam em consideração mais de 200 fatores para poder chegar a conclusão de qual é a lista de resultados mais indicada para satisfazer a demanda do usuário.

O ato de otimizar o seu site com base nesses 200 fatores é chamado de SEO (Search Engine Optimization em inglês ou algo como Otimização para Motores de Busca em português).

No geral, tentando resumir de maneira mais simples, o SEO consiste em deixar o seu site tecnicamente mais alinhado com os motores de busca (o Google em especial), além de construir a autoridade do seu site e do seu conteúdo.

Por isso, se você quer saber como aparecer nas buscas, precisa entender como construir a sua autoridade perante o Google.

Compreenda como construir a sua autoridade em relação ao Google

Imagine que você quer saber uma resposta sobre carros. Você está em dúvida sobre qual veículo é mais rápido: se o Carro X ou o Carro Y. Você lê as especificações técnicas de ambos os automóveis, mas não consegue chegar a uma conclusão.

Então, duas pessoas oferecem opiniões para você: uma delas é um médico, que não tem carteira de motorista, nunca dirigiu um carro na vida e que acha que o Carro X é mais rápido. Já o outro é um piloto profissional, testou os dois automóveis por 100 horas cada e é especializado na parte mecânica do veículos. Ele diz que o Carro Y é o mais veloz. Em quem você mais confia? Provavelmente no piloto profissional, correto? Afinal, ele é especializado no assunto e testou os dois carros.

O Google enfrenta bilhões de problemas como esses todos os meses. No entanto, ele não pode se dar ao luxo de analisar cada problemática de maneira individual ou não teria tempo para resolver cada busca de cada usuário.

Para isso, ele determinou certas regras para determinar quem aparece primeiro em cada resultado de busca feito pelos usuários. A principal regra é a autoridade.

Para construir a sua autoridade, é necessário que você recebe links de outras pessoas, especialmente aquelas que são reconhecidas dentro do segmento em que você atua.
O Google vê cada link como uma espécie de “voto de confiança” que as pessoas dão umas às outras. Se você recebe muitos votos de confiança, especialmente de pessoas respeitáveis, é visto como uma pessoa de maior autoridade.

Consiga links de qualidade para o seu site e o seu conteúdo

Assim, uma das principais estratégias para aumentar a sua autoridade é conseguir links que vão indicar ao Google que o seu conteúdo é de autoridade e, portanto, levará os algoritmos a indicarem nos resultados de buscas.

Para conseguir esses links, existem duas maneiras. Uma delas é através de uma estratégia de linkbuilding. Esse tipo de ação consiste em entrar em contato com empresas e sites de relevância no seu setor e negociar um link em troca de um conteúdo especializado.

A isso é dado o nome de guest post e existem vários sites, como o GuestPosts.com.br, que ajudam a conseguir os links necessários para aumentar autoridade da sua página.

Outra forma é mais orgânica e depende da publicação de bons conteúdos. Materiais como infográficos e pesquisas costumam receber muitos links de outras páginas e, portanto, são excelentes maneiras de conseguir aumentar a sua autoridade.

Produza conteúdo que realmente entregue valor ao usuário

Além de medir a sua autoridade, o Google também mede a quantidade de valor que você entrega aos usuários no seu site. Ele faz isso ao mensurar a reação das pessoas quando interagem com a sua página.

Se as pessoas ficam pouco tempo no seu conteúdo, se saem logo depois que entram e se não engajam com ele (via comentários, curtidas ou algo do tipo), o Google compreende que esse material não é bom. Assim, ele não mostra nos resultados de busca.

Por isso, é essencial produzir um conteúdo que é verdadeiramente de qualidade e que entregue valor real para o usuário.

E aí, gostou de aprender como aparecer nas buscas do Google? Então agora é só colocar essas dicas em prática e ganhar mais destaque no buscador.

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