Prefeitura tem na 3ª feira programação especial no Casario para comemorar o Dia do Índio

Prefeitura tem na 3ª feira programação especial no Casario para comemorar o Dia do Índio

Comemorado em 19 de abril, o Dia do Índio não vai passar em branco no município de Rondonópolis, que conta em seu território com uma reserva indígena do povo da etnia Boe (Bororo), a Tadarimana, que fica próxima da cidade. A Prefeitura prepara uma programação especial, com atividades culturais alusivas à data, no próximo dia 16 de abril, no Espaço Cultural Casario.

Com objetivo de homenagear, reconhecer o “pioneirismo” na ocupação da região e aproximar a sociedade da cultura do povo indígena boe, quem for à “Festa alusiva ao Dia do Índio”, preparada pela Prefeitura de Rondonópolis no Casario, poderá conhecer e desfrutar um pouco da rica cultura, os costumes e a arte dos  bororos.

Pelo cronograma de atividades, a festa começará às 8h, estendendo durante todo dia, onde estão programadas diversas apresentações culturais e esportivas. Mais de 250 indígenas Boe devem participar do evento da Prefeitura, que está sendo organizado pelas secretarias de Cultura, de Educação, de Promoção e Assistência Social e a de Esporte e Lazer.

“Para possibilitar a visitação dos alunos das escolas, a festa foi antecipada para o dia 16, terça-feira, já que no Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, sexta-feira, será feriado da “Semana Santa”, disse o disse o secretário Municipal de Cultura, Humberto Campos.

“Estão todos convidados para prestigiar a festa indígena e conhecer a cultura do povo bororo, um dos primeiros a povoarem esta região”, convidou Humberto Campos, observando que inda há um desconhecimento de grande parte da população em relação ao índio. “Fazer essa programação significa homenagear, reconhecer a importância histórica na ocupação da nossa região e mostrar para o público a riqueza da cultura indígena”, completou.

A Reserva Tadarimana ocupa uma área de 9,7 mil hectares do município de Rondonópolis, abrigando mais de 600 indígenas. Desde o mês passado, a prefeitura vem realizando uma série de medidas intersetoriais para atender as necessidades imediatas da comunidade indígena nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, assistência social, valorização da cultura e agricultura.