Prefeitura participa de Seminário sobre Plano de Desenvolvimento Institucional

Redação PH

Redação PH

mais de 158 mil veículos devem passar pela br-163 durante o réveillon

Prefeitura participa de Seminário sobre Plano de Desenvolvimento Institucional

O prefeito Zé Carlos do Pátio, junto com seu secretariado, participou, na manhã desta segunda-feira (04), no auditório do Paço Municipal, de Seminário sobre Plano de Desenvolvimento Institucional com enfoque no Plano Estratégico de Longo Prazo para Rondonópolis.

Ministrado pela mestre em administração Elisabete de Queiroz e pelo economista e especialista em gestão de negócios, Marcos Britta, o workshop segue até quarta-feira (06) e vai abordar, nos dois primeiros dias, o plano de longo prazo para o município, que deve ser implementado a partir de 2018.

“Ao definir as metas é importante nos centrarmos necessariamente em políticas públicas como as voltadas para as áreas de Saúde e Educação, por exemplo, e observarmos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) com atenção à expectativa de vida e ao aprendizado do aluno”, relatou Elisabete.

Ela ainda ressaltou que a abordagem proposta durante o evento usa a metodologia do modelo de gestão gerencial com foco em metas e resultados visando a melhoria da qualidade de vida da população rondonopolitana.

Segundo a mestre em administração, o monitoramento é fundamental, inclusive, para implantar uma correção de rumos a partir da identificação das lacunas existentes. “É importante avaliar resultados para, se necessário, realizar ações corretivas como ofertar aos funcionários uma capacitação”, explicou.

Zé Carlos do Pátio enfatizou que deve haver uma transversalidade na atuação das diversas secretarias, que devem se comunicar entre si e atuar de maneira interdisciplinar para a consecução dos objetivos estabelecidos. Ele ainda destacou que é importante que as pastas consultem o Cadastro Único do Governo Federal na elaboração de suas políticas públicas: “É necessário que as secretarias estejam atentas à população de baixa renda nas diversas abordagens como a questão do idoso, da mulher, entre outras”.

Também foram elencadas as diversas dimensões do método de gestão estratégica: eficiência, eficácia, efetividade, economicidade, excelência e execução. O prefeito aproveitou para esclarecer: “Eficiência é conhecimento, saber ter início, meio e fim. Eficácia é gerar resultados. O conhecimento é bom, mas é fundamental sermos focados em resultados”. Ele pediu a todos empenho com foco na aquisição de resultados.

O último dia da reunião está reservado para uma avaliação do plano anterior, que traçou metas de 2013 a 2017.

+ Acessados

Veja Também