Prefeitura mantém serviços essenciais durante Natal e ano novo

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Por força do decreto 7.786, de 17 de dezembro de 2015, as repartições públicas de Rondonópolis não estarão funcionando nos dias 24 e 31 de dezembro, véspera de Natal e Ano Novo, datas instituídas como pontos facultativos.

O expediente encerra às 18 horas da quinta-feira, dia 23, e retorna na segunda-feira (27). Na semana seguinte, as repartições trabalham até às 18 horas do dia 30 e retornam na segunda, dia 4 de janeiro de 2016.

No decreto, o prefeito Percival Muniz assegurou a manutenção de todos os serviços considerados essenciais para a população, como os serviços de urgência e emergência em saúde, reparos e manutenção nas redes de abastecimento de água e esgoto sanitário, limpeza de praças e vias públicas, manutenção de semáforos, fiscalização no trânsito e ocorrências de desequilíbrio climático. Confira quais os serviços vão ser mantidos durante as festividades de natal e ano novo:

Saúde– A Secretaria de Saúde mantém os serviços de urgência e emergência no Pronto Atendimento do Hospital Municipal – PA Adulto e Infantil e nas unidades de terceiro turno, que funcionam nos PSF Cidade de Deus, Vila Operária e Vila Olinda. O PA atende 24 horas nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro. Nas mesmas datas, as unidades com terceiro turno começam às 18 horas e encerram à meia-noite. É mantido em funcionamento também o Laboratório Central para atender a demanda vinda do Pronto Atendimento – PA. O Centro de Nefrologia atende a agenda definida anteriormente e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192, mantém o plantão de 24 horas. A Secretaria de Saúde informa que estará monitorando, por meio de plantão, notificações de Dengue, vírus Zika e Chikungunya na cidade e alerta para que o cidadão que apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dor nas articulações, manchas na pele e conjuntivite, procure atendimento médico.

Sanear– O Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis mantém equipes operacionais de plantão para fazer a manutenção das redes de abastecimento de água e esgoto sanitário durante todo o período de natal e ano novo. A coleta de lixo é suspensa apenas nos feriados de 25 de dezembro e 1º de janeiro. O atendimento pelo 0800 647 2442 é mantido das 7h até 12h na véspera de Natal e de Ano Novo e as linhas ficam fora do ar apenas em 25 de dezembro e 1º de janeiro. A emissão de segunda via de fatura ou consulta do histórico de consumo podem ser obtidas pelo sitewww.sanearmt.com.br.

Setrat– A Secretaria de Transporte e Trânsito vai manter uma equipe de plantão para fazer a manutenção dos semáforos na região central da cidade, no período desde a véspera de natal até o réveillon. Equipes de agentes de fiscalização de trânsito permanecem de plantão para fazer o controle do fluxo de veículos e pedestres, principalmente nas áreas comerciais da cidade que registram muito movimento com as compras de natal.

Coder -A direção da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis vai manter equipes de plantão para garantir a limpeza de praças, vias públicas e locais de feiras-livres durante todo o período das festas. As equipes de limpeza trabalham até o meio-dia apenas nos dias 25 e 1º de janeiro.

Defesa Civil– A Coordenação de Defesa Civil de Rondonópolis permanece de plantão nos dias de ponto facultativo e feriados para atender a demanda da comunidade em situações de desequilíbrio ambiental, como alagamentos e inundações. A população interessada pode fazer contato com o coordenador Erimar Bezerra pelo telefone (66) 9655.8484, e com o assessor Antônio Gomes Chaves (66) 9687.3489. A comunidade deve acionar também o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Refis 2015– Para conseguir descontos de até 100% em juros e multas, o contribuinte deve realizar o pagamento de dívidas junto a Prefeitura até dia 30. A Secretaria de Receita vai funcionar até às 18 horas do dia 23 e só volta a funcionar na segunda-feira, dia 28. No feriado de Ano novo o funcionamento até o dia 30 às 18 horas.