Prefeitura investe em academias e pede que comunidade ajude nos cuidados dos equipamentos

Prefeitura investe em academias e pede que comunidade ajude nos cuidados dos equipamentos
Assessoria

Prefeitura investe em academias e pede que comunidade ajude nos cuidados dos equipamentos

A Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), preocupada em promover bem-estar e incentivar o lazer a prática de exercícios físicos, está investindo na instalação de novas academias ao ar livre, também chamadas de academias populares.

Ao todo, o município, com recursos próprios, adquiriu 18 novas academias, que estão sendo instaladas, desde o fim do ano passado, em diversos pontos da cidade. Além disso, está recuperando outras 36 já existentes. Porém, está faltando “conscientização” para a manutenção dos equipamentos.

“As academias são um patrimônio público que estão à disposição da comunidade, com o objetivo de proporcionar lazer, bem-estar e oportunidade para a prática esportiva. Porém, lamentavelmente, está faltando conscientização de algumas pessoas no sentido de preservar esse bem”, chama a atenção a gerente do Departamento de Esporte e Lazer da Smel, Roseane Prado.

Conta que já foram encontrados aparelhos danificados em academias novas, como, por exemplo, na que foi instalada, no fim do ano passado, no Parque das Águas. Também já foram identificados aparelhos quebrados pela ação de vandalismo no Horto Florestal, Jardim Novo Horizonte e da Vila Cardozo. “Os equipamentos danificados das academias do Cais e a do Horto serão recuperados ainda esta semana. Os das outras já foram consertados”, informou Roseane.

Prado destaca que as academias têm o objetivo de oferecer às pessoas que não têm condições financeiras ou que não gostam das academias comuns a possibilidade de se exercitar, sem pagar nada por isso.“O Município está investindo para termos mais academias para estimular a prática de exercícios físicos e promover lazer e saúde da população. Por isso, a gente pede o apoio das pessoas na conservação dos equipamentos. Esse apoio é fundamental para conservá-los e garantir assim a maior durabilidade de cada um deles”, ressalta a gerente do Departamento de Esporte e Lazer, observando que “as academias populares têm uma boa aceitação, principalmente do público da terceira idade, mas a gente percebe, infelizmente, que está faltando mais conscientização para ajudar a preservar os aparelhos”,

Ela destaca que as atividades físicas são extremamente benéficas para toda a população. Os exercícios previnem doenças, eliminam maus hábitos, como fumo, alcoolismo, sedentarismo e má alimentação e estimulam o convívio social, ao mesmo tempo em que tonificam, aperfeiçoam e fortalecem a musculatura dos praticantes.

+ Acessados

Veja Também