Prefeitura inicia obras de urbanização e pavimentação da Avenida Binário Norte, paralela à Avenida dos Estudantes

Foto: Assessoria



A Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria de Municipal de Infraestrutura (Sinfra), deu início esta semana à construção dos 2,8 km da Avenida Binário Norte, que será construída no bairro Sagrada Família, paralela à Avenida dos Estudantes, onde antes ficava o canal de escoamento que acabou erosionado, mas foi totalmente reconstruído e recuperado pela atual administração.

Na verdade, a atual gestão resolveu um antigo problema estrutural que já durava várias décadas, ao revitalizar e recompor o canal, instalando aduelas de grande vazão, que acabaram de vez, com os problemas de alagamento e enxurradas na região.

No período chuvoso era sempre mais crítico, pois penalizava com muitos incômodos e prejuízos materiais, os moradores da região dos Residenciais, Colina Verde, e Terra Nova, entre outros.

De acordo com informações repassadas pelo coordenador de engenharia da Sinfra Leonardo Rodrigues Pauliquevis, a obra que será construída com recursos federais da SUDAM, mais a contrapartida da prefeitura, está orçada em R$ 4.127.128,27, e terá um prazo de 12 meses para ser concluída, devendo mudar completamente a paisagem na região.

Ainda segundo o engenheiro, a pista que está localizada na margem esquerda da Avenida dos Estudantes, começa nos fundos do Residencial Mariella, paralela à rotatória de acesso ao bairro Colina Verde, e se estende por uma distância de 2,8 km seguindo sentido Jardim Atlântico, até a outra rotatória que dá acesso ao Residencial Parque São Jorge.

A avenida Binário Norte, vai ser totalmente urbanizada e pavimentada, com projetos de paisagismo no canteiro central que será formado entre as duas avenidas, onde será feito o plantio de grama e árvores frutíferas e ornamentais.

ESTRUTURA
E, vai contar ainda com pista de ciclovia, calçada e passeio público em toda a sua extensão. A ideia é de que o local futuramente seja mais um atrativo e opção de lazer para os moradores adjacentes, bem como, a toda a população que vai poder se utilizar do local para a prática de esportes ciclísticos, bem como, caminhadas e exercícios ao ar livre.

OBRAS
As obras foram efetivamente iniciadas nesta segunda-feira (21), com a aportagem de máquinas e equipamentos no canteiro de obras, bem como, a colocação das manilhas que vão compor o sistema de drenagem de águas pluviais. Os trabalhos começaram pela terraplanagem, seguidos pela abertura e escavação do canal que vai receber as manilhas; e já estão a pleno vapor.

Conforme o representante da Sinfra, a sequência de trabalhos vai consistir em: terraplanar a área, abrir as canaletas para as manilhas, instalá-las, aterrá-las, compactar, construir as caixas coletoras de drenagem (futuras bocas de lobos), e, posteriormente iniciar o processo de pavimentação, urbanização e jardinagem, com a complementação assessoria paisagística.

Todavia, como fez questão de frisar o representante da Sinfra; apesar do prazo estipulado de 12 meses para conclusão, e por se tratar de uma grande obra estruturante, a ‘Avenida Binário Norte’ a previsão que a obra fique pronta antes do tempo para uso da comunidade e população em geral.