Prefeitura firma parceria com sistema Fecomércio para oferecer cursos profissionalizantes e outros serviços para população

Prefeitura firma parceria com sistema Fecomércio para oferecer cursos profissionalizantes e outros serviços para população
Wheverton Barros

Prefeitura firma parceria com sistema Fecomércio para oferecer cursos profissionalizantes e outros serviços para população

Um termo de parceria entre a Prefeitura de Rondonópolis e o Serviço Social do Comércio (Sesc) / Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) foi assinado, na tarde desta sexta-feira (8). A parceria entre as instituições do sistema Fecomércio (Federação do Comércio) e o munícipio tem o objetivo de ofertar, gratuitamente, cursos de capacitação profissional, além de outros serviços nas áreas de saúde, cultura e lazer para população em vulnerabilidade social. O documento foi assinado pelo prefeito Zé Carlos do Pátio, o presidente e o vice da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Junior e Almir Batista Santana, respectivamente.

De imediato, o convênio assinado, que terá um investimento de R$ 1,8 milhões, com cada uma das partes arcando com 50% do montante, resultará na oferta de 1200 vagas, divididas em 20 cursos nas seguintes áreas: saúde, segurança, informática, beleza, moda, gastronomia, artes, comunicação, gestão e comércio.

Os cursos – entre os quais destacam-se Técnico de Enfermagem, Técnico de Saúde Bucal e Assistente Bucal –  visam possibilitar a inserção da população atendida pelos Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e outros organismo referendados pelas prefeitura municipal no mercado de trabalho. Ao todo, os cursos juntos têm mais de 33.810 h de carga horária.

Durante o ato de assinatura, que ocorreu no Centro de Formação do Senac, localizado no cruzamento da avenida Ponta Porã com a Rua Otávio Pitaluga, no Jardim Mato Grosso, o prefeito Zé Carlos do Pátio ressaltou a sua satisfação em assinar um termo desta parceria “inédita” do município com o Sesc/Senac.

Ele destacou que, além de possibilitar a qualificação da mão de obra da cidade, já que os cursos escolhidos têm grande demanda de mão de obra, “a parceria possibilitará também levar assistência de saúde, lazer e cultura para as famílias de bairros carentes, por meio da estrutura itinerante do Sesc e do Senac”.

O prefeito se refere a vinda, em breve, da Carreta Odontológica do Sesc e a execução de projetos envolvendo: cultura, esportes e lazer em bairros periféricos de Rondonópolis.

Pátio destacou que vinha buscando esta parceria com o Senac há algum tempo e ficou ainda mais “feliz” com a notícia que recebeu do presidente do sistema Fecomércio de que, atendendo um pedido que havia feito, ainda este ano Rondonópolis deve ser contemplado com a instalação do Restaurante Popular para atender “com comida de qualidade, num preço acessível, os comerciários da cidade”.

O prefeito garantiu que o município será parceiro para viabilizar a instalação do Restaurante Popular. “Vamos dar todo o apoio. Pois, ele representa mais dignidade, cidadania e qualidade de vida para muitos dos trabalhadores do nosso comércio, que terão acesso a uma refeição de qualidade por um preço acessível. Assim, estarão economizando nos gastos de alimentação e, com isso, podemos dizer também que terá um papel importante para distribuição de renda”, destacou.

Os representantes do Fecomércio destacaram a sensibilidade do prefeito em abrir as portas para esta parceria que é importante para o Sistema S como um todo, pois levar os seus serviços à população.

Onde procurar

Os interessados nos cursos de qualificação profissional ofertados pela parceria nas diversas áreas atendidas devem procurar o Cras que são atendidos para fazerem uma pré-matrícula, munidos de documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de endereço. O calendário dos cursos dependerão da demanda de cada um.

+ Acessados

Veja Também