Prefeitura faz acordo para manter o transporte público de Rondonópolis, mas quer mudanças

Prefeitura faz acordo para manter o transporte público de Rondonópolis, mas quer mudanças

Prefeitura faz acordo para manter o transporte público de Rondonópolis, mas quer mudanças

Após um acordo entre Prefeitura de Rondonópolis, Câmara Municipal e concessionária Cidade de Pedra, usuários do transporte coletivo local terão o direito ao transporte público garantido com a atuação da empresa Cidade de Pedra até o final de dezembro de 2019. A Prefeitura irá subsidiar integralmente – 100% dos repasses – o passe-livre estudantil, bem como demais gratuidades de passagens ofertadas por leis municipais.

Antes do acordo desta sexta-feira (28), a Prefeitura já havia aumentado os subsídios para o passe-livre estudantil – subindo de 38% sobre o valor do bilhete para 50% – e aumentado a tarifa do transporte público de R$ 3,80 para os R$ 4,10 atuais, já que há mais de um ano não ocorria reajuste nos valores.

O prefeito Zé Carlos do Pátio afirmou na manhã desta segunda-feira (1º) que o acordo foi uma medida paliativa não definitiva. “Nós encaminhamos já um novo edital para a Câmara como menos exigências para então fazer a licitação do transporte coletivo e concomitantemente vamos rediscutir o transporte coletivo em Rondonópolis em várias questões”, ressaltou.

Contudo Pátio reforçou que não está tranquilo diante do atual acordo. “Estranhamente vamos para a quarta licitação e três foram desertas. Você faz a licitação e ninguém vem. Assim cada dia fragilizamos mais as exigências em edital e ninguém quer vir. Eu me preocupo, vou continuar me dedicando a isso e vamos tentar buscar um plano B também”, disse, e complementou que ainda não pretende falar qual seria o plano B, mas reforçou que alguma coisa está acontecendo. “Posso dizer que pode haver um ‘conluio’ entre empresas que impede que outra venha atuar onde uma já atuava, visando reduzir as exigências do edital e eu não estou satisfeito”.

A medida de garantir a permanência da empresa Cidade de Pedra na cidade prestando serviços até dezembro busca manter o transporte público enquanto é feita nova licitação. O edital já está há duas semanas na Câmara Municipal para ser analisado como prevê a legislação de Rondonópolis e os vereadores têm mais 15 dias para reencaminhar o edital para a Prefeitura para que esta dê andamento ao processo licitatório.

O contrato com a empresa Cidade de Pedra venceu em 2014, após 10 anos de concessão, porém os serviços continuaram a serem prestados pela empresa e garantidos pela Prefeitura. Em 2016, uma primeira licitação foi feita com a intenção de conceder o serviço de transporte público, mas resultou deserta. A atual gestão realizou mais duas licitações, uma em outubro de 2018, também deserta, e a última em dezembro de 2018, que assim como as demais, não teve nenhuma empresa interessada.

O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Rodrigo Metello, explicou que após as licitações desertas, uma comissão que contou com a Câmara Municipal e entidades de classe e da sociedade civil organizada, promoveu levantamentos da atual situação do transporte público de passageiros e definiu um novo edital para a licitação. “A intenção é atrair empresas na nova licitação interessadas e ao mesmo tempo garantir um transporte pontual e eficiente para a população”, destaca Metello.

O edital

Na proposta do novo edital, houve redução no número de ônibus exigidos para quem concorrer na licitação, passando de 82 no edital anterior para 63 no atual. Também ocorreu redução na quantidade de ônibus que devem conter condicionadores de ar, passando de 40% da frota para 20%. Ainda deixará de ser uma exigência que a concorrente apresente cheque caução.

Com as mudanças no edital e com investimentos na área do transporte público como a construção de novos pontos de ônibus, a Prefeitura busca atrair empresas interessadas em atuar na cidade e promover melhorias, aumentando assim o número de pessoas que utilizam o transporte público diariamente.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Setrat), atualmente a empresa Cidade de Pedra transporte 18 mil passageiros por dia em média. A expectativa é que com as melhorias que estão em andamento esse número aumente.

+ Acessados

Veja Também