Prefeitura esclarece divergências com o Estado sobre o número de mortes por Covid

Wheverton Barros/Gcom

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da assessoria de comunicação do município, explicou que às divergências com relação ao número de mortes em decorrência da Covid, com o Estado, deve-se ao fato de que há registros de moradores de Rondonópolis que falecem em outras cidades que não foram atualizados e também à demora do Estado em enviar os dados em alguns casos.

No domingo, o relatório municipal apresentava a cidade com um total de 499 mortes, enquanto o Estado mostrava a cidade com 525 mortes, em decorrência da Covid.

“A Secretaria Municipal de Saúde explica que a diferença na quantidade de óbitos entre os boletins do Governo do Estado e do Município ocorre em função da ocorrência de óbitos de pacientes residentes em Rondonópolis em outros Municípios e que não foram atualizados no sistema municipal porque até outubro os sistemas não estavam integrados. Além disso, quando pacientes que moram em Rondonópolis morrem em outras cidades há certa demora para o Estado encaminhar a situação atualizada para o Município”, destaca nota da prefeitura.




“A Secretaria de Saúde ressalta que está em processo de atualização dos casos de óbitos e lançará um boletim separado com as informações nos próximos dias”, completa a nota.