Prefeitura entrega uniformes e apostilhas aos estudantes do Zumbi dos Palmares

Prefeitura entrega uniformes e apostilhas aos estudantes do Zumbi dos Palmares
Wheverton Barros

A Prefeitura de Rondonópolis fez a entrega nesta quinta-feira (16) de uniformes e apostilas aos cerca de mil alunos do cursinho pré-vestibular Zumbi dos Palmares, que é uma oportunidade ofertada pelo município às pessoas de baixa renda de se prepararem para o Enem e vestibulares e ingressarem em uma universidade.

Para o prefeito Zé Carlos do Pátio, o cursinho Zumbi dos Palmares que foi idealizado pelo professor Flávio Nascimento passou a ser ofertado pelo município em sua primeira gestão como prefeito e hoje virou realmente uma realidade, podendo ofertar mil vagas para que os alunos se preparem para ingressarem no ensino superior.

“É uma oportunidade para as pessoas de origem mais popular, de baixa renda poderem se preparar para entrar na universidade. E enquanto o país corta verbas da educação, nós apostamos no contrário, que é investir cada vez mais”, destaca o prefeito.

O idealizador do cursinho Zumbi dos Palmares, professor Flávio Nascimento ressalta que a ideia de criar um curso pré-vestibular para a população de baixa renda em Rondonópolis surgiu quando ele era professor da UFMT e viu que havia um alcuna na cidade nesta questão.

“O cursinho inicialmente era feito de forma voluntária pelos professores e quando o prefeito Zé Carlos assumiu a primeira vez a Prefeitura decidiu que o município passaria a investir na ideia”, explicou.

Quem resolveu estudar no cursinho aposta na esperança de chegar até uma universidade e seguir os estudos. A estudante Daniele Ferreira de Souza, que é mãe de um filho de três anos, e diz não ter condições de pagar um curso pré-vestibular particular, acredita que o Zumbi dos Palmares vai lhe abrir as portas para uma universidade.

Esse mesmo sonho, é compartilhado pelo estudante Gabriel Klinkerfus, que diz que o cursinho é a oportunidade para que pessoas de baixa renda, filhos de trabalhadores, e também trabalhadores que decidiram voltar a estudar depois de um tempo, cheguem ao ensino superior, especialmente, até uma universidade pública. Para ele, a educação é muito importante. É o pilar da sociedade.