Prefeitura entrega instrumentos para formação de fanfarras nas escolas

Prefeitura entrega instrumentos para formação de fanfarras nas escolas
Foto: Assessoria



Alunos da Escola Municipal Irmã Elza Giovanella, localizada na Vila Mineira, estão felizes com a entrega, nesta segunda-feira (18), de 32 instrumentos musicais de percussão para criação da fanfarra escolar.

A entrega dos instrumentos faz parte da ampliação projeto “Fanfarra nas Escolas”, lançado em março do ano passado pela Prefeitura Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Em 2018, o projeto atendeu cerca de 130 alunos de seis escolas da rede municipal de ensino.

A ação irá beneficiar 2019 mais seis escolas, totalizando o atendimento de 12 unidades, atendendo assim mais de 400 alunos do ensino fundamental, com idades de seis a 14 anos.  A Escola Municipal Irmã Elza Giovanella foi a primeira unidade escolar a receber este ano instrumentos de fanfarras.

Coordenador do projeto, Adriano Gomes de Oliveira destaca que “esses instrumentos musicais, adquiridos com recursos próprios do município, serão úteis na formação de novas fanfarras nas escolas da rede municipal, visando descobrir novos talentos e de promover a integração social”, explicou, citando que, além da Irmã Elza Giovanella, receberão os kits as escolas: Princesa Izabel, Rural 14 de Agosto, Professor Dersi, Aparecida Vetorasso e Vila Paulista.

Ele destaca que o projeto foi lançado pela Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Semeada, em 2018, como sendo uma estratégia de disseminação da cultura musical e a promoção de cidadania entre os alunos. “O objeto geral do projeto é desenvolver junto à comunidade escolar os valores essenciais para prática da cidadania, bem como a ampliação do conhecimento musical, da cultura, da autoestima e na melhoria da qualidade de vida, auxiliando no desenvolvimento cognitivo dos alunos”.

Sob a regência do professor Wagner Linhares, o projeto atendeu no ano passado cerca de 130 crianças das escolas: Bonifácio Sachetti, Cpac São José, Edvaldo Zuliane Belo, Firmicio Alves Barreto, Gisélio da Nobrega e Rosalino Antônio da Silva.

Os alunos do projeto Fanfarra nas Escolas fizeram bonito em diversos eventos que participaram, dentro e fora do município. Com destaque para o Desfile Cívico de Sete de Setembro, onde os alunos deram suporte para escolas do município participantes; e no Desfile Comemorativo do Aniversário de Jaciara, cidade distante cerca de 70 km.