Prefeitura em parceria com TJ leva atendimentos e serviços gratuitos à população de Rondonópolis

Prefeitura em parceria com TJ leva atendimentos e serviços gratuitos à população de Rondonópolis

Rondonópolis recebe de 08 a 12 de abril o projeto “Judiciário em Movimento”, que oferecerá gratuitamente à população um amplo mutirão de serviços da justiça, saúde e de cidadania. O mutirão, que acontecerá das 9h às 17h, a cada dia será realizado em uma região da cidade para facilitar a participação dos cidadãos rondonopolitanos. É resultado da parceria firmada pela Prefeitura com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT).

Esta parceria possibilitou que o município fosse o primeiro do estado a receber o “Judiciário em Movimento”, que visa atender uma parcela considerável da população em vulnerabilidade social que tem dificuldade de acesso aos serviços da justiça e aos seus direitos.

Além das ações levadas pelo Poder Judiciário, como os atendimentos da Justiça Eleitoral, dos Juizados Especiais (Itinerante – JEI), Volante Ambiental (Juvam) e Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania dos Juizados Especiais Cíveis (Cejusc), serão ofertados à população diversos serviços pela Prefeitura, por meio de 12 secretarias e mais o Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) e do Procon, que estarão prestando atendimentos e levando informações.

A secretaria de Promoção e Assistência Social estará, por exemplo, fazendo o Cadastro Único (CadÚnico) para a inserção das famílias nos programas sociais do Governo, bem como a atualização do Programa Bolsa Família, isenção de IPTU, além de corte de cabelo.

Já a Saúde fará vacinação, pesagem, aferição de pressão, saúde bucal, emissão do cartão SUS, entre outros. A Habitação e Urbanismo, por sua vez, aproveitará para fazer novos cadastros e atualização cadastral. A Receita estará presente com a emissão de guias, certidão negativa, regularização e alvarás.

Também será feita doação de mudas, oficina de compostagem, informações preventivas pela Secretaria de Meio Ambiente. Terá, ainda, aula de zumba e atividades de recreação infantil por parte da Secretaria de Esportes e Lazer, que fará também cadastro e inscrição para o projeto Mais Esporte e Mais Cidadania.

“Todos os serviços serão prestados sem custos para a população”, destacou a secretária de Promoção e Assistência Social de Rondonópolis, Márcia Rotilli, acrescentando que o município também está disponibilizando para o poder judiciário de Mato Grosso o laboratório para realização dos exames de DNA, dentro do projeto Pai Presente, que será um dos serviços oferecidos no mutirão.

“Este será um dos serviços mais importantes, pois ele reconhece a paternidade e faz o registro das crianças com o nome do pai e da mãe. Com o documento é mais fácil assegurar os direitos das crianças, principalmente as que são criadas somente pelas mães”, avalia.

Locais

O primeiro local a receber a iniciativa será a Praça Brasil, na segunda-feira (08), das 9h às 17h. As ações serão levadas no dia seguinte, na terça-feira (9), para a Escola Municipal Irmã Elza Geovanella, na Vila Mineira. Já no dia 10 de abril (quarta-feira), a comunidade da região do Parque das Rosas terá acesso aos serviços, que serão disponibilizados no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).

No dia 11 (quinta-feira), a região do Parque Universitário será beneficiada com a iniciativa, que acontecerá no Oratório Dom Bosco. O projeto será finalizado no dia 12 de abril (sexta-feira), na Escola Municipal Bernardo Venâncio Carvalho, no Jardim Liberdade.