Prefeitura em MT faz nova vistoria e encontra 2 t de remédios vencidos

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Após ter encontrado 400 mil remédios vencidos no Centro de Abastecimento e Distribuição de Medicamentos (Cadim) na última semana, a prefeitura de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, encontrou mais duas toneladas de medicamentos fora do prazo de validade. Os itens estavam no Centro de Zoonoses e Unidades da Saúde e foram localizados durante vistoria ao longo desta semana realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os remédios encontrados deveriam ter sido usados para tratamento de doenças como epilepsia, parasitose intestinal, dor, febre, infecção urinária, úlcera, convulsão e gastrite, informou a pasta da Saúde municipal.

Os remédios estão sendo encaminhados para um depósito da prefeitura de Várzea Grande para armazenamento e catalogação. Deverão ser verificados prazos de validade, lotes, empresas e tipos de medicamentos. Depois do levantamento, será aberto Processo Administrativo Interno e elaborado relatório que deverá ser entregue ao Ministério Público do Estado (MPE) e demais autoridades competentes, disse a SMS.






Ainda segundo a Secretaria de Saúde, no Centro de Zoonoses e nas Unidades de Saúde foram achados ainda equipamentos médicos hospitalares sucateados, comoSETE incubadoras para UTIs neonatal, aparelhos de raio-X, camas hospitalares, aparelho de foco cirúrgico e armários.

A fiscalização deverá continuar ao longo dos próximos dias, informou a Secretaria de Saúde.

400 mil remédios

Na última semana, a prefeitura de Várzea Grande abriu procedimento para apurar a perda de 400 mil medicamentos vencidos encontrados no Cadim. A gestão atual do Poder Executivo municipal diz que os remédios foram comprados entre 2012 e 2014 e em quantidade acima da necessária.

Já o prefeito cassado, Walace Guimarães (PMDB), que deixou o cargo no último mês de abril, disse que os remédios que venceram entre os anos de 2012, 2013 e 2014 não foram comprados durante a gestão dele.