Prefeitura e parceiros realizam ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Prefeitura e parceiros realizam ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Fernando Frazão/Agência Brasil

A Prefeitura de Rondonópolis, com apoio de várias secretarias, e com parceiros como o Sesc, Conselho do Idoso, Associação de Apoio à Terceira Idade, Neati, Grupo de Convivência da Igreja Metodista, Lions Clube e Rotary Clube, realizam ampla programação para o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a pessoa idosa, com data definida pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) em 15 de junho.

O Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde organizou palestras, passeata, e a Olimpíada do Idoso, que vai ocorrer no Sesc, com posterior desfile para a escolha do Rei a da Rainha da Terceira Idade 2019.

A abertura das atividades ocorre nesta quarta-feira (12), às 14h, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Rondonópolis; na quinta-feira (13), às 13h30, terá uma palestra magna no Auditório da Prefeitura sobre o tema; na sexta-feira (14) está marcada uma passeata no centro, partindo da Praça Brasil, às 8h; e, no sábado (15) é o dia das Olimpíadas do Idoso no Sesc, a partir das 7h, onde eles poderão competir em diversas modalidades e após haverá o desfile com a escolha da Rainha e Rei da Terceira Idade 2019.

Conforme o Departamento de Ações Programáticas, a violência contra a pessoa idosa é caracterizada por ações ou omissões que prejudiquem a integridade física e emocional do idoso e impedem o desempenho de seu papel social. A violência pode ser física, negligência ou abandono, psicológica, sexual, econômico e financeira e patrimonial.

Segundo o censo do IBGE de 2010, o Brasil tem quase 20 milhões de idosos, o que representa 11% da população, o que mostra a necessidade de trabalhos voltados ao atendimento dessa população através de atividades de prevenção com palestras, visando sensibilizar ainda a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometidas contra a pessoa idosa.