Prefeitura e Funasa firmam convênio para levar água a comunidades do campo

mais de 158 mil veículos devem passar pela br-163 durante o réveillon

Garantir qualidade de vida por meio da oferta de água às comunidades das áreas rurais: com esse propósito, o prefeito José Carlos do Pátio reuniu-se, nesta terça-feira (01), com o superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Mato Grosso, Francisco Holanildo, autoridades locais e do estado para celebrar o Termo de Cooperação Técnica firmado entre a entidade e a prefeitura de Rondonópolis. Também participam dessa parceria o lncra, a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM).

Pátio comemorou o termo de cooperação: “Fico feliz, pois o momento que estamos vivendo hoje é fruto de uma emenda de quando eu era deputado estadual”.

Por meio do convênio, serão perfurados 20 poços artesianos com profundidade média entre 150 e 200 metros em áreas de assentamento e comunidades tradicionais rurais em Rondonópolis e, ainda, nos municípios de Pedra Preta, São José do Povo e Poxoréu.

“Esse termo de cooperação foi viabilizado por meio de um pedido do deputado Carlos Bezerra à Funasa. O prefeito José Carlos do Pátio, quando era deputado, também já vinha pleiteando essas ações”, lembrou Holanildo.

Caberá à Funasa a perfuração e encamisamento dos poços, como explicou Holanildo: “A União, por meio da Funasa, tem os equipamentos e todo o expetise na área. Já os municípios entram com a contrapartida da infraestrutura – caixa d’água, cerca de proteção, bomba, barrilete, como o objetivo futuro de poder expandir isso através de recursos da própria Funasa ou do município”.

O prefeito ainda ressaltou a importância de oferecer condições para a fixação do homem no campo: “A administração municipal está trabalhando em várias políticas públicas para fortalecer o pequeno produtor. Na minha opinião, a maior de todas elas é a água. Sem água o trabalhador não vive na Zona Rural e não vai nos abastecer com alimentos”.

Também participaram do encontro a coordenadora da Central de Projetos da Associação Mato-grossense dos Municípios, Ana Catarina de Souza, a chefe da Unidade Avançada do Incra do Sul de Mato Grosso, Marilene Rodrigues Maciel, os secretários de Agricultura Gladson Alves Moureira, de Planejamento, Ronivalter de Souza e de infraestrutura, Nívea Calzolari , e ainda, o representante oficial do prefeito em Cuiabá, Genilton Pereira de Souza e os vereadores Batista da Coder e Thiago Silva.