Prefeitura de Rondonópolis planeja plantio de crotalária para diminuir quantidade de mosquito da dengue

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Assessoria

Prefeitura de Rondonópolis planeja plantio de crotalária para diminuir quantidade de mosquito da dengue

Compartilhe:

A incidência do mosquito Aedes aegypti ainda preocupa o Poder Executivo de Rondonópolis, por isso nesta terça-feira (12), o vice-prefeito e médico Altemar Lopes reuniu-se na Câmara dos Vereadores com autoridades locais para buscar mais soluções para o cenário.

Com o objetivo é viabilizar saúde e tranquilidade para os cidadãos rondonopolitanos, debaterem a possibilidade do plantio de crotalária, especialmente nas regiões da cidade com maiores registros de casos de dengue, chikungunya e zik vírus.

A planta é uma alternativa natural para amenizar a proliferação do mosquito. Fácil de semear, resistente ao stress hídrico e a flor atrai libélulas, predadoras do Aedes aegypti.

Algumas cidades como Bandeirantes, no Paraná, e Selbach, no Rio Grande do Sul, registram queda no índice de arboviroses após realizarem o plantio em terrenos ociosos, jardins, marges de rios e quintais.

“Estamos na fase da elaboração do projeto, vamos tentar viabilizar o plantio da crotalária na nossa cidade, começar mapeando os bairros mais atingidos”, comentou Lopes.

Estiveram presentes na reunião a vereadora Luciana Horta, presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores, o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Álvaro José Fachim, especialistas da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), representante do grupo SombreAR, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Leonardo Resende, e representante da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir).

Deixe um comentário

Veja Também