Prefeitura de Rondonópolis e iniciativa privada realizam testagem e exames em caminhoneiros nas BRs 163/364

Foto: Assessoria

Uma força tarefa conseguida através de uma parceria profícua entre a Prefeitura Municipal, a empresa: Rumo Logística, e Trise; SEST/SENAT, Concessionária Rota do Oeste e PRF, está realizando desde a manhã desta segunda-feira (10), testagem rápida para Coronavírus em caminhoneiros que circulam pelas BRs, 163/364 na nossa região.

O posto de atendimento está localizado na sede da PRF-Posto 201, onde pelo menos três mil caminhoneiros e acompanhantes, que estiverem nos veículos serão testados para Covid-19, bem como, serão orientados aos cuidados necessários, em caso de confirmação positiva.

Segundo o secretário Municipal Interino de Saúde, Marcus Vinicius, a empresa Rumo adquiriu os 3 mil testes, e fez uma parceria com a prefeitura, que está disponibilizando os técnicos em enfermagem que realizam os trabalhos técnicos, na sede da PRF, no Posto 201/BR-163/364 das 8h às 16h de segunda a sexta-feira.



Ainda conforme Marcus, a ideia inicial era que essa ação durasse uma semana e fosse concluída até a próxima sexta-feira (14). Todavia, como a média de testes e exames gira em torno de 400/dia, é bem provável que a ação seja estendida até a próxima semana.

No entanto, por decisão do prefeito municipal Zé Carlos do Pátio, a SMS ampliou o atendimento aos caminhoneiros, oferecendo ainda, os serviços de testagem/exames de HIV, Sífilis, e Hepatite B e C. O objetivo é possibilitar um arco maior de cuidados de saúde com os nossos valorosos homens das estradas que transportam o progresso e o desenvolvimento do país nas carrocerias dos caminhões.

Ao passar pelo posto PRF, o motorista tem a temperatura corporal testada, e feita uma triagem; e dependendo do caso suspeito, é feito o exame rápido, onde o profissional aguarda por cerca de 15 minutos até receber o resultado. Em caso positivo, ele é encaminhado para atendimento num dos Postos de Saúde do Projeto Sentinela, onde recebe todos os cuidados médicos.

NOTIFICAÇÃO

No caso de testagem positiva de algum caminhoneiro/empregado, a empresa onde trabalha será comunicada e notificada para adotar as providências necessárias, que o caso requer.

O secretário acredita que com a colaboração da população, bem como estas parcerias público/privadas, deverão contribuir e muito, para o controle e abençoada finalização da pandemia do Coronavírus.