Prefeitura de Primavera do Lesta tira dúvidas com TCE sobre sistema Aplic

Redação PH

Redação PH

prefeitura de primavera do lesta tira dúvidas com tce sobre sistema aplic

Prefeitura de Primavera do Lesta tira dúvidas com TCE sobre sistema Aplic

Preocupada com a regularidade dos envios e da prestação de contas junto ao TCE de Mato Grosso pelo Sistema Aplic, representantes da Prefeitura de Primavera do Leste se reuniram com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento de Controle Externo (Sedecex) para esclarecer dúvidas quanto ao catálogo de materiais para a realização de licitações. Desde o início deste ano, o Tribunal de Contas definiu que os entes que são fiscalizados devem consultar o novo sistema de Catalogação de Materiais para padronizar os códigos, possibilitando cruzamento de informações e banco de preços.

Durante reunião na sede do Tribunal de Contas, na tarde de sexta-feira (29.09), o coordenador do setor de licitações da Prefeitura de Primavera do Leste, José Ricardo de Oliveira, afirmou que o momento foi esclarecedor e que percebeu o esforço do TCE de Mato Grosso em evitar que gestores sejam penalizados injustamente. "Essa reunião tirou um peso de nossas costas porque nos preocupamos no sentido de não sofrer penalidades. Percebemos que estamos no caminho certo, porque não deixamos de informar a instituição com nossos relatórios e essa prática tem surtido efeito", pontuou.

O responsável comentou, ainda, que o município possui dificuldades em alimentar vários itens no sistema, que não se encaixam com a descrição. "Hoje nós recebemos a informação de que a similaridade faz com que a simplicidade aconteça. Então levamos para um lado mais complicado, sendo que o TCE vem facilitar os trabalhos para as prefeituras", afirmou.

Para o secretário da Sedecex, Volmar Bucco Júnior, é preciso que os gestores municipais e do Estado continuem investindo na área de licitação, especializando servidores que tenham familiaridade com o tema e com o catálogo de materiais para a realização de licitações, que compila mais de 52 mil itens.

"Como o catálogo é muito grande e a área de licitações e aquisições é bem complexa, é difícil montar uma licitação. Por isso é interessante que haja especialistas nesta área, as pessoas não encontram os itens em nosso catalogo, mas eles estão lá. Reforço nossa parceria, uma vez que o intuito não é o de penalizar, preferimos prevenir e encontrar soluções para o gestor não receber penalidades", concluiu.

+ Acessados

Veja Também