Prefeitura apoia Romaria das Águas e Caminhada da Fé na celebração aos 302 anos de Cuiabá

Imagem do Senhor Bom Jesus, padroeiro da capital, foi transportada por embarcação pelo rio Cuiabá

Gustavo Duarte/Prefeitura de Cuiabá

O secretário municipal de Turismo, Oscarlino Alves, representou o prefeito Emanuel Pinheiro no evento realizado pela Arquidiocese de Cuiabá “Romaria das Águas e Caminhada da Fé no dia do aniversário de 302 anos da cidade, celebrado nesta quinta-feira, 08 de abril. Uma romaria de barcos foi realizada pelo rio Cuiabá.

Em sua quarta edição, o evento tem a  proposta de fortalecer a esperança do povo cuiabano com a imagem do Senhor Bom Jesus, padroeiro da capital. Respeitando todas às normas de biossegurança de prevenção ao coronavírus, diversas entidades religiosas estiveram presentes para representar a união das crenças e credos . O ponto de concentração foi na comunidade de São Gonçalo até a Marina da Marinha na avenida Beira Rio, no bairro Porto, cerca de 10 km de percurso.

“A Prefeitura de Cuiabá tem orgulho de participar de um momento histórico igual a esse. Nada mais oportuno, o nosso prefeito Emanuel Pinheiro sensibilizado com a causa cultural, celebrar no dia do aniversário, ganhar um presente igual a esse, tendo a oportunidade de homenagear o nosso grande guerreiro e guardião de todos”, disse o secretário.

Responsável pela organização do evento, o Padre Felisberto Samuel da Cruz lembrou da importância dessa união, principalmente  nesse momento de pandemia do coronavírus em que todos estão enfrentando. “O nosso povo precisa acreditar e confiar que por meio da imagem simbólica do Senhor Bom Jesus, estamos enaltecendo a Deus, que é o senhor dos milagres e médico dos médicos. Com toda certeza tudo vai ficar bem, isso também vai passar”, declarou o Padre Felisberto.

Representando a comunidade católica de São Gonçalo Beira Rio, Cleide Almeida comentou sobre a importância da região ser a escolhida para recebimento dessa graça. “Só temos que agradecer. Apesar de todas as dificuldades estamos tendo a oportunidade de receber tamanha benção. Temos que ter esperança”, comentou ela.

Emocionado, o presidente da Associação de Moradores, Dalmi Lúcio, conhecedor da história conta que desde a primeira edição faz questão de estar presente. “É um sentimento único, não tem explicação. Só quem participa vai entender o que estou falando. Além do mais, São Gonçalo é o berço de Cuiabá”, observou o presidente.

Após a romaria no Rio Cuiabá, os participantes percorreram os principais hospitais públicos e privados, como o Hospital de Referência para o Covid (antigo pronto-socorro) , Santa Casa de Misericórdia, Hospital Municipal  São Benedito, São Matheus, Hospital Municipal de Cuiabá, Santa Rosa, UPA do  Verdão.  Todos os profissionais e pacientes internados com o Covid receberam as bençãos do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.