Prefeitura abre licitação para construção de equipamentos de lazer no Parque Natural Municipal de Rondonópolis

Prefeitura abre licitação para construção de equipamentos de lazer no Parque Natural Municipal de Rondonópolis

Prefeitura abre licitação para construção de equipamentos de lazer no Parque Natural Municipal de Rondonópolis

A Prefeitura de Rondonópolis abriu a licitação para a escolha e contratação de empresa que irá executar as obras de construção dos equipamentos de lazer no Parque Natural Municipal de Rondonópolis, localizado na Vila Goulart, dentro de uma área de 146 hectares, que margeia o Rio Vermelho. A escolha da empresa, por meio de concorrência pública, tipo menor preço, ocorrerá no dia 22 de agosto, às 9h, no Palácio da Cidadania, na Sala de Licitações.

Elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento de Rondonópolis (Ippur), o projeto executivo prevê a construção de diversos equipamentos de lazer para uso público, tais como ciclovia e pista de caminhada com 1200 metros, lago, três quadras poliesportivas, cancha de bocha, playground, prédios administrativos, entre outros. Atualmente, parque é formado apenas por vegetação nativa, não podendo ser usado pela população.

O valor estabelecido à construção dos equipamentos de lazer do projeto do Ippur é de R$ 6.938.261,50, sendo os recursos que serão investidos na obra oriundos do acordo de compensação ambiental firmado com o município, com intermédio do Ministério Público Estadual (MPE) e Poder Judiciário, pela empresa responsável pela construção do Terminal Ferroviário de Rondonópolis.

De acordo com a gerente do Ippur, Claudia Lugli, os equipamentos serão construídos numa área do parque que fica próxima da rotatória da avenida Otaviano Muniz e Poguba. ‘Os equipamentos serão instalados no espaço que, que conforme o estudo de zoneamento que foi feito, é permitido ter intervenções, receber construções”, disse, acrescentando que o aviso de licitação para execução do projeto está sendo anunciado após a conclusão do Plano de Manejo do Parque, que era necessário.

O prefeito Zé Carlos do Pátio comentou que a abertura do processo licitatório do Parque Natural é mais um passo para oferecer à população rondonopolitana espaços de lazer e também de preservação da natureza“Estamos cumprindo uma agenda positiva para o meio ambiente. Demonstrando que o interesse é coletivo e que vai deixar um legado para o futuro. Rondonópolis tem desenvolvimento e também tem sustentabilidade”, frisou.

Lembrou que o município retomou as obras dos Parques Escondidinho e Mangueira executadas por meio de convênio com governo federal e lançou recentemente a construção do Parque Ecológico Encontro das Águas, com recursos provenientes do Fundo Municipal do Meio Ambiente. 

Zonas de Manejo

A criação do Parque Natural, com uma área de 146 hectares, estabelecida por decreto assinado em dezembro de 2017, precedeu de um amplo estudo técnico de manejo coordenado por professores da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR): Normandes Matos da Silva, Simoni Loverde Oliveira e Fabio Angeoletto. Ao todo, o parque conta com seis zonas de manejo, com diferentes formas de associar o uso por parte da população e a proteção da natureza.

Considerado um maiores do país localizado em zona urbana, o Parque Natural Municipal de Rondonópolis tem como objetivo básico preservar os ecossistemas que fazem parte de um corredor natural de fluxo biológico, conectando ambientes dos biomas Cerrado e Pantanal, e, ao mesmo tempo, possibilitar a realização de atividades de lazer, educação ambiental, ecoturismo e de pesquisa científica.

Informações

As empresas interessadas em participar da licitação e que necessitam de informações podem entrar em contato pelos telefones (66) 3411-5736 ou (66) 3411-5738, após às 12h, de segunda a sexta-feira

+ Acessados

Veja Também