Prefeitos reforçam mobilização por recursos

A mobilização dos prefeitos e a parceria com deputados federais e senadores está dando bons resultados para os municípios, como o repasse de recursos que virão do leilão do pré-sal.

A opinião é do senador Wellington Fagundes (PL-MT), vice-presidente da Frente Parlamentar Municipalista durante encontro realizado em São Félix do Araguaia, nesta sexta-feira (11.10). Segundo ele, somente em recursos do leilão do pré-sal, Mato Grosso deve receber R$ 665 milhões, que ajudarão o governo e os municípios a equilibrar as contas.

Ele também citou a mobilização dos prefeitos, sob o comando da Confederação Nacional dos Municípios e da Associação Mato-grossense dos Municípios para o repasse do Fundo de Amparo às Exportações (FEX), a reformulação da Lei Kandir e do Pacto Federativo. “Temos resultados concretos e quem ganha com tudo isso é a população”, disse ele.

Durante o encontro, ele ressaltou a importância econômica da região do Araguaia e os investimentos necessários para o escoamento da produção, como a conclusão das BRs 158, 242 e 080, a implantação da Hidrovia Paraguai-Paraná e da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste.

O senador também ressaltou a importância da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste e sua participação em projetos de desenvolvimento e defendeu a implantação de institutos federais de ensino em todos os 141 municípios de Mato Grosso.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, também confirmou a importância da mobilização dos prefeitos e considerou ser este um momento muito decisivo para o movimento municipalista.

Segundo ele, a decisão de realizar os encontros regionais levou em consideração o novo momento político vivido pelo Brasil. “Não é possível discutir políticas públicas sem a participação dos municípios. Essa é uma forma moderna de fazer política”, disse.

Neurilan agradeceu o trabalho da bancada federal de Mato Grosso na aprovação da cessão onerosa do pré-sal e fez um apelo para que a Assembleia Legislativa trabalhe projetos de desenvolvimento para os municípios, em conjunto com prefeitos e vereadores.

Ainda nesta sexta-feira, São Félix do Araguaia sedia o ! Festival de Pesca Esportiva de Piraíba e Pirarara e, neste sábado, a prefeita Janailza Pereira comanda a inauguração de trecho da BR-242 e do novo Hospital Municipal.