Prefeito reclama falta de recursos para creche, asfalto e rede de esgoto

Redação PH

Redação PH

guarantã será atendido pelo mutirão justiça comunitária

Prefeito reclama falta de recursos para creche, asfalto e rede de esgoto

O deputado Silvano Amaral (PMDB) recebeu em seu gabineteo prefeito de Alto Araguaia (427 quilometros de distância da Capital), Gustavo Melo (PSB). Melo pediu a intervenção do parlamentar paraintermediar junto ao governo sobre asobras inacabadas na cidade. A creche, segundo ele, é uma delas que até agora não foi inaugurada porque as obras estão pela metade. A construção da creche faz parte de um programa do governo federal chamado Proinfância, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cujo intuito é prestar assistência financeira aos municípios, visando garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação da rede pública.

“A ideia é muito boa, porém, na prática não está funcionando. A creche que deveria atender em tempo integral até dias atrás funcionava meio período e em condições precárias. O tempo integral é das exigências do Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI), do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE), mas por conta das péssimas qualidades funcionou dessa forma. Em razão disso, quando assumi a prefeitura, decidi suspender o atendimento até que se resolva, de fato, essa questão. Queremos tratar as pessoas da melhor forma possível”, disse Gustavo.

Gustavo Melo também reivindicou apoio para concluir a obra da estação de tratamento de esgoto de Alto Araguaia. O prefeito pediu ao deputado Silvano que cobre providências da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) quanto à finalização do projeto e que seja feito um levantamento do espaço físico da rede, auditoria e também fiscalização da obra.

“O caso da rede de esgoto, assim como a creche, também é uma obra inacabada. Começou há alguns anos só que parou, e nós estamos limitados à informações do governo federal. Não temos acesso a nada, absolutamente. Por isso decidimos procurar nossos representantes e o deputado Silvano é um deles. Sempre nos atendeu muito bem e mostrou interesse em nos ajudar. Sabemos que ele tem bom trânsito em Brasília, fato que já faz muita diferença para nós”, observou.

De acordo com o deputado, contatos já foram feitos na Funasa e no Ministério da Educação (MEC). Silvano aguarda um relatório dos órgãos para só depois tomar as medidas necessárias quanto à situação que hoje tem dificuldade a vida da população de Alto Araguaia.

Na ocasião, o prefeito também solicitou apoio para tirar do papel um sonho antigo de ver Alto Araguaia "100% asfaltada". “É um desafio muito grande, mas estamos trabalhando para que isso aconteça. Bairros como o Maria das Graças, Nossa Senhora de Aparecida, Caminho das Águas, Jardim Novo Araguaia precisam de melhorias, a começar pelo asfalto. O São Francisco é um deles, que precisa de asfalto e calçamento”, pontuou.

+ Acessados

Veja Também