Prefeito recebe organizadores de Romaria em prol do Cerrado

Na manhã desta terça-feira (24), o prefeito José Carlos do Pátio recebeu em seu gabinete, o coordenador do Comissão Pastoral da Terra (CPT), Baltazar Ferreira de Melo e o coordenador do Movimento 13 de Outubro, Wendel Girotto que aproveitaram a visita para entregar convite da Romaria Franciscana em Defesa do Cerrado com o tema ‘Novos caminhos para uma ecologia integral’.

A Romaria tem como objetivo conscientizar a população para assumirem responsabilidade na preservação dos três biomas mato-grossenses, sendo Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica. Reforçando os alertas para o desmatamento, queimadas, uso de venenos, apropriação dos bens naturais e de terras públicas, uso inconsciente da água de forma que há desperdício, falta de reciclagem e abandono de lixo em locais impróprios, entre outros.

O evento ocorrerá no domingo (29) com concentração às 7 horas na Comunidade Nossa Senhora das Graças na Vila Roseli com café da manhã partilhado seguido por celebração da abertura com o Frei André. O início da caminhada será às 8h40 com parada no bairro Magnólia. A chegada no Rio Vermelho – acampamento 13 de Outubro está prevista para às 10h30 sendo marcado com plantio de árvores e fórum sobre os agrotóxicos realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso.




Haverá almoço e às 13h30 o momento cultural com teatro apresentado pelos acampados, a Delegação da Baixada Cuiabana apresentará a dança Siriri, canto franciscano encenado por seminaristas franciscanos e Postulantes da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas (CICAF), dança circular focalizadora conduzida pela especialista em Meio Ambiente, Márcia Eickoff e o grupo Mova-se, além de apresentações espontâneas.

O gestor municipal afirmou ficar honrado com a visita. “Eu quero agradecer aos organizadores pelo convite, é muito bom receber em meu gabinete essas pessoas preocupadas com o meio ambiente, um tema que precisa de constante atenção. Quero estender esse chamado a toda população rondonopolitana para participarem no domingo”, comentou.

O evento é realizado e apoiado pela CPT, Camapanha da Fraternidade de 2019, Irmãs Catequistas Franciscanas (PSTMJ), Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Grupo Mova-se, Café Quitada, Grupo Arareau, Movimento 13 de Outubro e Fórum de Luta contra os Agrotóxicos.