Prédio da ALMT vai receber iluminação diferenciada em outubro

Redação PH

Redação PH

prédio da almt vai receber iluminação diferenciada em outubro

Prédio da ALMT vai receber iluminação diferenciada em outubro

Em homenagem ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, a sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso terá a sua fachada iluminada com a cor da campanha durante todo o mês de outubro. A mudança ocorrerá a partir desta sexta-feira (30).

Desde 2009, a ALMT participa da campanha para conscientizar a sociedade sobre questões ligadas ao câncer de mama.Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), até o final de 2016 terão surgido 57.960 mil novos casos e 14.388 mortes – destas, 181 homens e 14.206 mulheres. Trata-se do segundo local do corpo mais atingido pela patologia no país e, apesar das frequentes campanhas alertando para a prevenção, a taxa de mortalidade ainda é alta, justamente pela grande frequência de diagnósticos tardios.

Atendendo a esse alerta, a Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida da AL, oQualivida, está realizando, desde o dia 15 de setembro, o encaminhamento para o exame de mamografia e o preventivo. O atendimento é oferecido para todas as servidoras e para as esposas dos servidores. A gerente de saúde do Qualivida, Sandra Ferreira, informa ainda que os profissionais de saúde do setor estão trabalhando durante todo o mês de outubro com horários diferenciados para facilitar o acesso de todas que desejam participar da ação.

Além disso, para mais comodidade, ela informa que o setor está com uma equipe experiente que conta, além do médico ginecologista, com enfermeiras aptas para coletar material para o teste preventivo e orientar sobre o autoexame de mama. Basta ligar no ramal 6433 ou procurar o ambulatório para agendar o melhor horário.

O ginecologista Álvaro Assunção atende regularmente às terças, mas este mês aumentou a disponibilidade de horários para ampliar os atendimentos voltados para campanha. O médico lembra que “o câncer é uma doença silenciosa, que demora a apresentar sintomas, por isso é muito importante realizar exames periodicamente. Um tumor pode aparecer de um ano para o outro, e quanto mais cedo for diagnosticado, melhores são os resultados do tratamento”.

A Assembleia Legislativa, por meio da Sala da Mulher, é parceira do projeto “MTmamma, amigos do peito” – Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-Tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso, e vai promover uma palestra e roda de conversa para falar sobre o tema e alertar sobre a importância da realização periódica do autoexame e do check-up para prevenção e diagnóstico precoce de tumores. Segundo a representante da Sala da Mulher, Isaura Ribeiro, “essa é uma campanha dirigida a toda sociedade, mas em especial às mulheres, sobre a importância dos cuidados com a saúde e dos exames preventivos para diminuir o número de mortes causas pelo câncer de mama”.

Os exames

O exame preventivo é feito na hora e consiste na coleta de material para detectar possíveis alterações nas células do colo do útero. O conteúdoserá encaminhado para o laboratório e em até 15 dias a servidora poderá retirar o laudo. No caso da mamografia, o lugar para realização do exame é feito de acordo com a indicação do SUS e pode ser no Hospital de Câncer ou outra unidade que disponha da máquina e atenda ao convênio. Ele é indispensável para mulheres acima dos 50 anos. Entre os 40 e 50 anos é recomendada a realização a cada dois anos, e as mulheres que possuem menos de 40 anos serão encaminhadas somente após um exame clínico.

+ Acessados

Veja Também