Preços de principais hortifrutis comercializados no país têm tendência de queda, afirma Conab

Redação PH

Redação PH

presos filmam tortura a rival dentro de penitenciária

Preços de principais hortifrutis comercializados no país têm tendência de queda, afirma Conab

Os preços dos principais hortifrutigranjeiros comercializados no país em geral apresentam tendência de queda. Mas este comportamento não é homogêneo. Enquanto alface, cenoura, batata, banana, laranja maçã e melancia demonstram diminuição nos valores médios comercializados, cebola e tomate registraram alta no último mês. Já o comportamento do mamão não apresentou padrão entre os estados analisados. É o que revela o 2º Boletim Conab/ Prohort – Comercialização de Hortigranjeiros e Frutas nas Centrais de Abastecimento, divulgado nesta quinta-feira (21).

Entre as frutas analisadas, a maior queda foi verificada na melancia ( – 27%) em São Paulo, Já a banana teve aumento em todos ou mercados pesquisados, onde ES e PR tiveram índice de acréscimo nos preços da ordem de 23%.Esse aumento se deve, entre outras coisas, às condições climáticas que prejudicaram a oferta do produto. Já o mamão não apresentou um padrão, registrando tanto pequenas elevações ou diminuições nos preços, a depender do mercado pesquisado.

Hortaliças – Entre as hortaliças, o principal destaque foi o tomate, que chegou a apresentar alta de 68% na Ceasa Minas. Apesar deste ser um período de alta nos valores, a elevação foi superior a expectativa. Isso se deve, em parte, a problemas enfrentados na safra de inverno em algumas regiões produtoras. A cebola também registrou alta nos valores comercializados em abril, mas para o mês de maio apresenta tendência de estabilização do preço. Alface, batata e cenoura registraram queda nos preços.

O boletim atualiza os preços médios das principais frutas e hortaliças comercializadas nas Centrais de Abastecimento (Ceasas), além de explicar o comportamento do mercado, as origens dos produtos, sua localização conforme as bacias hidrográficas, séries históricas e informativos localizados para as culturas produtivas. O levantamento é feito nos mercados atacadistas por meio do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), executado pela Conab. O documento considerou, nesta edição, os entrepostos localizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná. Confira o estudo completo no site da Conab.

+ Acessados

Veja Também