Pré e pós-natal psicológico: um aliado da saúde integral da mulher

Pré e pós-natal psicológico: um aliado da saúde integral da mulher

Pré e pós-natal psicológico: um aliado da saúde integral da mulher

A gestação, período de alterações físicas e emocionais… A chegada de um bebê, naturalmente, traz grandes mudanças, causando conflitos de sentimentos: medo do parto, da dor, de o bebê não nascer normal… Vêm as perguntas, martelando nossas cabeças: como lidar com o bebê? como conciliar vida social e profissional, sem deixar o papel de mãe a desejar? São tantas perguntas, tantos anseios… E as pressões externas então!?!

Mas, nenhuma delas é pior do que as pressões que vêm de dentro de nós mesmas. Sabe aquela pulguinha atrás da orelha que transpõe gerações? Cultura arraigada! E a bendita pulguinha resiste. Nas grávidas, elas parecem se multiplicar. A sensibilidade se potencializa.

O corpo e a alma são inseparáveis. Na dinamicidade do mundo contemporâneo, saber lidar com os pensamentos que governam nossas emoções é imprescindível.

Hoje, no campo da obstetrícia, o pré-natal psicológico é tão importante quanto o obstétrico. As gestantes e puérperas (recém-mães) recebem acompanhamento de um profissional especializado que as orienta a gerenciar as emoções, ansiedades e expectativas. Pode ser realizado em sessões individuais ou grupais na própria clínica. As puérperas podem ainda optar pela modalidade home care.

Consolidar ideais de atendimento humanizado, integral, é sinônimo evolução humana e é uma demanda de todos os setores de serviço da sociedade. Mas, a nossa fragilidade diante da doença coloca a prioridade no setor da saúde.

A obstetrícia em Rondonópolis tem buscado essa humanização ao considerar as emoções tão potencializadas na mulher durante a gestação e pós-parto. Profissionais, numa ação multidisciplinar, se empenham para acolher as pacientes em sua totalidade. Afinal, emoções equilibradas geram harmonia, saúde física e mental. Bem-estar gera mães ajustadas e, por tabela, famílias fortes, resistentes a pressões de qualquer gênero.

Denise Fonseca de Oliveira é psicóloga em Rondonópolis

+ Acessados

Veja Também