Prazo para contratação de seguro rural em novo modelo vai até dia 31

Redação PH

Redação PH

Prazo para contratação de seguro rural em novo modelo vai até dia 31

Produtores rurais, sindicatos e associações têm até o dia 31 de agosto para participar do projeto piloto de negociação coletiva para contratação de seguro rural da soja no exercício de 2015. Trata-se do novo modelo de Subvenção Econômica ao Prêmio de Seguro Rural (PSR) proposto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) orienta aos Sindicatos Rurais de Mato Grosso que tiverem interesse em participar ou estimular outras entidades, como cooperativas e associações, para seguirem os critérios estipulados pelo Mapa. É necessário enviar a lista dos interessados o mais rápido possível, para que o documento chegue ao Mapa, via correio, até o dia 31/08. Outra opção, caso seja possível, é entregar a lista pessoalmente no mesmo prazo.

Entre as exigências para participar estão: ter uma entidade representativa (associação, cooperativa ou sindicato sem fins lucrativos e ligados à atividade agrícola) que envie uma lista com os dados dos produtores interessados (ver quais os dados necessários no site do Mapa); a entidade representante deverá confeccionar uma lista que contenha no mínimo 500 registros de beneficiários (CPF/CNPJ) e/ou 50 mil hectares a serem amparados; e apresentar cinco ou no mínimo dois registros individuais de produtividade para cada potencial beneficiário (CPF/CNPJ).

“Nossa expectativa com esse novo modelo é que o produtor tenha maior poder de negociação com as seguradoras e que haja possibilidade de adequação das necessidades regionais”, avalia o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado.

Inicialmente, para testar a viabilidade do modelo, o governo federal destinará R$ 30 milhões em subvenção para a contratação do seguro em todo o território nacional neste ano. Esse volume de recursos atenderá até 12 listas de beneficiários (CPF/CNPJ) encaminhadas ao Mapa pelas entidades representativas no valor máximo de R$ 2,5 milhões por lista, que deverá conter no mínimo 500 produtores rurais e/ou 50 mil hectares.

Segundo informações do Mapa, o produtor rural não precisa estar associado a nenhuma entidade para entrar em uma lista e participar do processo. No entanto, ele não poderá estar em mais de uma lista.

Como proceder – As listas contendo as informações de cada potencial beneficiário (CPF/CNPJ) e o cadastro das entidades representativas deverão ser enviadas ao Mapa até o dia 31 de agosto pelo endereço: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Secretaria de Política Agrícola – SPA, Esplanada dos Ministérios, Bloco D – 5º andar, CEP: 70.043-900 Brasília-DF.

+ Acessados

Veja Também