Prato Popular atenderá dias 24 e 31 de dezembro; restaurante aumentou para 300 o número de marmitas diárias

A Setasc, que é responsável por administrar o restaurante, ampliou de 200 para 300 marmitas prontas destinadas aos moradores em situação de rua. O Restaurante Popular fica na Rua Baltazar Navarros, Nº 567, bairro Bandeirantes, em Cuiabá - Foto por: João Reis/Setasc-MT

Prato Popular atenderá dias 24 e 31 de dezembro; restaurante aumentou para 300 o número de marmitas diárias

Restaurante Prato Popular terá o atendimento diferenciado neste fim de ano, funcionando normalmente nos dias 24 e 31 de dezembro. Somente nos dias 25 de dezembro e 1° de janeiro o atendimento será paralisado. A população que frequenta o estabelecimento também pode contar com um almoço especial no inicio desta semana. Cada usuário recebeu um panetone fornecido gratuitamente pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem/MT).

Foto por: João Reis/Setasc-MT

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), que é responsável por administrar o restaurante, também ampliou de 200 para 300 marmitas prontas destinadas aos moradores em situação de rua. A ação teve início com o advento da pandemia.

Foto por: João Reis/Setasc-MT

O senhor Antônio Pereira, frequentador assíduo do Restaurante Prato Popular, conta que o atendimento é excelente. “Tudo é maravilhoso! Desde quem atende, na marmitaria, como o povo que frequenta o restaurante. Foi o melhor projeto montar esse restaurante aqui. Que o Senhor abençoe e nunca deixe fechar o Restaurante Prato Popular, em nome de Jesus!”.

Foto por: João Reis/Setasc-MT

De acordo com a secretária da Setasc, Rosamaria Carvalho, o cardápio é adaptado às necessidades dos frequentadores, em termos nutricionais. Ela ressalta que o restaurante recebe um público bem heterogêneo, compostos por desempregados, moradores de rua, vendedores ambulantes, catadores de papel, acompanhantes de pacientes vindo do interior, aposentados, além de outros cidadãos em situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia do Covid-19.

Foto por: João Reis/Setasc-MT

A Setasc mantém o Programa Restaurante Prato Popular com o objetivo de integrar as políticas de assistência social, bem como garantir a segurança alimentar e nutricional desse público.

Na sede do restaurante, que é localizado na Rua Baltazar Navarros, Nº 567, bairro Bandeirantes, em Cuiabá, foram fornecidas 49.175 mil refeições no almoço, de janeiro a novembro de 2020. Já o atendimento para a população em situação de rua, de março a novembro foram distribuídas mais de 44 mil refeições.

Foto por: João Reis/Setasc-MT

Desde o início da pandemia o atendimento no Prato Popular foi modificado: as pessoas entram no estabelecimento com uso obrigatório de máscara, respeitando o distanciamento social e adquirem alimento acondicionado em marmitex descartável e saem para se alimentar em domicílio ou outro local.

Panetone

Os panetones doados foram repassados pelo Ipem e são oriundos das ações de fiscalização executadas pelo órgão, que confere a quantidade, metragem entre outras características importantes.  Para a fiscalização, os produtos são recolhidos do comércio e estando em conformidade podem ser devolvidos para os empresários, que abrem mão para contribuir nas doações sociais.

Serviço

Restaurante Prato Popular
Rua Baltazar Navarros, Nº 567, bairro Bandeirantes, Cuiabá
Aberto de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h
Custo da refeição: R$ 1,65

+ Acessados

Veja Também