Praças de pedágio na BR-163 são abertas para simulação de cobrança

Redação PH

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Praças de pedágio na BR-163 são abertas para simulação de cobrança

A Concessionária Rota do Oeste iniciou, às 0h desta quinta-feira (27), uma operação simulada de cobrança, portanto sem a necessidade de pagamento, nas praças de pedágio da BR-163 com o objetivo de orientar os usuários e tirar dúvidas sobre o sistema de arrecadação. A ‘Operação Simulada’, como é conhecida, é uma obrigação contratual e será realizada por um período de dez dias antes do início da arrecadação.

A abertura das praças foi autorizada nesta quarta-feira (26) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Outra decisão anunciada durante a reunião ordinária foi a transferência das obras de manutenção e duplicação de um trecho de 108 quilômetros da rodovia, compreendidos entre o trevo do Lagarto, em Várzea Grande, e o acesso ao município de Rosário Oeste, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a Concessionária Rota do Oeste.

A operação simulada foi iniciada nas praças de Itiquira (km 33,6 da BR-163), Rondonópolis (km 214,4 da BR-364), Campo Verde (km 316,55 da BR-364), Santo Antônio do Leverger (km 383,15 da BR-364), Jangada (km 479,1 da BR-364), Nova Mutum (km 586,9 da BR-163), Lucas do Rio Verde (km 664,45 da BR-163) e Sorriso (766,7). Em fase de conclusão, a praça de Diamantino, no km 579,1 da BR-364, deve ser liberada no mês de setembro.

Nestes pontos, os usuários que trafegam pela rodovia serão abordados pelos operadores de cabine e vão receber instruções sobre o sistema de arrecadação de tarifas na BR-163. A ação é necessária para que os motoristas da rodovia se habituem a transitar nas praças, conheçam as formas de pagamento e também as tarifas que serão praticadas a partir de 6 de setembro.

O diretor de Operações da Concessionária, Fabio Abritta, destaca que os usuários que passam pelas praças devem atentar às placas e sinalizações na pista para evitar acidentes. Entre os pontos mais importantes está o respeito aos limites de velocidade nestes locais. “Para garantir a segurança de integrantes e condutores, o tráfego é limitado a 40 km/h. Por isso, deve-se redobrar a atenção, mantendo distância segura do veículo à frente”, explicou.

O diretor salienta que, neste primeiro momento, todos os veículos que passarem pelas unidades deverão se dirigir aos guichês manuais, inclusive aqueles que utilizam serviços de pagamento eletrônico. Nos guichês serão distribuídos panfletos com o mapa de todo o trecho concessionado à Rota do Oeste, além de informações diversas sobre a concessão, tarifas, entre outros assuntos.

Pedágio

A operação simulada foi autorizada pela ANTT e faz parte do plano pré-arrecadação da Concessionária. A ação é possível pois a Rota do Oeste concluiu as três obrigações contratuais firmadas com o órgão na ocasião da licitação: a recuperação emergencial de todo o pavimento existente no trecho sob sua responsabilidade, a implantação do Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU) e a duplicação de 10% do total de 450 quilômetros que serão concluídos até 2019.

Esta última meta foi cumprida com a entrega de 32,4 quilômetros em três segmentos da BR-163 na região sul. Somados aos 22,5 quilômetros entre Rondonópolis e o terminal de cargas da ALL, a Concessionária atingiu 54,9 quilômetros de duplicação, ou seja, mais de 10% de todo o trecho originalmente sob sua responsabilidade.

A arrecadação de pedágio será iniciada 10 dias após a autorização da ANTT que aconteceu ontem, quarta-feira (26). O valor definido pelo órgão, com os reajustes e reequilíbrios foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (27) e será de R$ 4,50 por eixo, a cada 100 quilômetros rodados.

Nova realidade

A transferência dos 108 quilômetros compreendidos entre o trevo do Lagarto, em Várzea Grande, e o município de Rosário Oeste vai garantir mais segurança e fluidez aos usuários da rodovia. O segmento estava sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes Terrestres (DNIT) e não tinha obras de recuperação e duplicação contratadas.

Em um primeiro momento, a Rota do Oeste dará início imediato aos trabalhos de recuperação emergencial da pista por meio de uma força-tarefa que terá inclusive trabalho no período da noite e aos fins de semana. Posteriormente, iniciaremos os trabalhos de conserva, que incluem roçada, limpeza da faixa de domínio e sinalização. A duplicação do trecho será submetida à elaboração de um projeto executivo e, tão logo esteja pronto, deverá ser apresentado à ANTT.

Oportunidade

Para o início da operação das praças de pedágio na BR-163 a Rota do Oeste ampliou em quase 300 o número de integrantes da Concessionária. As vagas para estes postos foram preenchidas preferencialmente por pessoas que residem nos municípios próximos às unidades, valorizando os trabalhadores locais. Entre os empregos indiretos, são quase 90 novas vagas distribuídas nas nove praças.

Em pouco mais de um ano, a Rota do Oeste ampliou o seu quadro de funcionários de 80 para 3.317 pessoas. Somando com os contratados indiretos, por meio de empresas parcerias, o número de trabalhadores chega a 5.533. As posições são para diferentes áreas de atuação, tanto na área administrativa e de prestação de serviços, como nos canteiros de obras estruturados ao longo da rodovia.

Sobre a Rota do Oeste

A Rota do Oeste, empresa da Odebrecht Rodovias, é responsável pela duplicação, recuperação, conservação, manutenção e implantação de melhorias da BR-163, bem como a oferta de serviços de atendimento ao usuário, entre os municípios Itiquira (MT) e Sinop (MT), um trecho com extensão de 850,9 quilômetros.

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