PP prepara terreno para lançar Maggi para Presidente da República

lula, delcídio e mais 5 viram réus por tentar obstruir a lava jato


O Partido Progressista está mesmo pavimento caminhos que levem o atual ministro da Agricultura Blairo Maggi (PP) até a principal cadeira do Palácio do Planalto.

Maggi foi abertamente tratado como um possível candidato a presidente, no encontro estadual da legenda, ocorrido na sexta-feira (22), em Cuiabá.

O projeto já ultrapassou as barreiras de Mato Grosso e está em discussão com os principais caciques da sigla em Brasília. O ex-governador do Estado é apresentado como a grande estrela do PP.

Os partidários acreditam que a força política de Maggi, o apoio do presidente Michel Temer e os bilhões do agronegócio podem impulsionar de vez o nome daquele que foi considerado “o rei da soja”.

Biografia

Gaúcho, natural de Torres (RS), Blairo Maggi nasceu em 29 de maio de 1956, numa família dos pequenos produtores rurais de descendência italiana. Com a aposta do pai no cultivo da soja em áreas inexploradas, Blairo graduou-se em Agronomia na Universidade Federal do Paraná. Sob seu comando, a pequena empresa Sementes Maggi, fundada em 1973, transformou-se no Grupo André Maggi com a chegada da família ao Cerrado mato-grossense.

Em Mato Grosso, venceu as eleições para governador do Estado, no ano de 2002, com 51% dos votos no primeiro turno. Em 2006, se reelegeu governador com 63,59% dos votos.

Em 2010 foi eleito senador da república, cargo que ocupava até pouco tempo. No começo de 2016 foi chamado para ocupar a cadeira de ministro da Agricultura do governo Michel Temer.

Blairo Maggi tem sido constantemente citado pela revista Forbes como um dos líderes mais influentes do mundo. O ex-governador também figurou entre os 30 líderes mais influentes do Brasil da Revista Época.