Posto de saúde da Mamed intensifica atendimentos ao público masculino

Foto: Assessoria

Cerca de 70 homens estiveram na unidade de saúde ESF da Vila Mamed nesta quinta-feira (21) para realizar exames e passar por consulta médica. O dia reservado para dar atenção especial aos pacientes homens mudou a rotina da unidade para participar da campanha nacional do Novembro Azul, que ressalta a importância do público masculino cuidar da saúde, principalmente em relação a prevenção do câncer de próstata.

Os trabalhos coordenados pela enfermeira responsável pela unidade, Laís Gonçalves, tiveram início às 7 horas quando os pacientes foram orientados sobre como é feita a coleta de material para dosagem de PSA, exame que identifica alguma alteração na próstata que auxilia na identificação da presença do câncer no órgão.

O objetivo foi atender ao público masculino e ainda possibilitar que os profissionais que estão em horário de trabalho também possam aproveitar esse dia diferente de atendimento, por isso a unidade ficou aberta até as 21:30 com atendimento médico. A enfermeira destaca a importância dos homens com mais de 40 anos de estarem presentes e se prevenir de doenças, principalmente o câncer de próstata.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), um em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil, doença que é a segunda principal causa de morte por câncer de pessoas do sexo masculino no país – cerca de 14 mil óbitos por ano. A consulta clínica é a forma segura dos homens de precaverem em relação a doença, por isso todos devem aproveitar essas oportunidades.