Pós-Graduação em Educação de Rondonópolis promove roda de conversa com Pedrinho Guareschi

Redação PH

Redação PH

seduc proporciona pedagogia diferenciada a estudantes estrangeiros

Pós-Graduação em Educação de Rondonópolis promove roda de conversa com Pedrinho Guareschi

O Sociólogo, Filósofo e Educador, Pedrinho Guareschi, estará em Rondonópolis na próxima sexta-feira (26) para palestrar na Aula Magna do Mestrado – turma 2016 – do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Na ocasião ele falará sobre Pesquisa, Ética e Comunicação. O evento acontecerá às 08h00 no Anfiteatro do Campus Universitário do Município.

Guareschi é um dos maiores pesquisadores e críticos da cultura de massa no Brasil. Fala com maestria sobre meios de comunicação, cidadania, democracia participativa e distribuição de renda. Escreveu muitos livros sobre educação, comunicação, ética e poder. Desses os mais conhecidos são Sociologia Crítica, Psicologia Social Crítica, Comunicação e Poder.

Atualmente é Professor e Pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele concilia as atividades acadêmicas com a de Sacerdote Redentorista com trabalhos nas periferias de Porto Alegre, cidade onde reside.

O currículo de Guareschi é vasto: tem três faculdades, dois mestrados, dois doutorados e um pós-doutorado. Alémde estudar e pesquisar sobre meios de comunicação, Guareschi contribuiu por sete anos com o Comitê de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e também no Grupo de Trabalho do Ministério da Justiça, ambos com debates e reflexões acerca da regulamentação dos programas de televisão.

Para o vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT de Rondonópolis, Ademar de LimaCarvalho, receber Pedrinho Guareschi no campus é histórico e muito importante, já que ele é uma sumidade em questões extremamente pertinentes para a academia e para a sociedade.

“O Pedrinho é um notório educador que conhece a fundo as relações entre mídia e sociedade, escola e família, ética e poder, religião e política, cidadania e democracia, dentre outros assuntos. Ele trará importantes contribuições sobre a pesquisa, a ética e a comunicação. Será um momento especial de ouvirmos suas colocações e também de conversamos com ele, de fazermos uma troca de saberes”, explica Carvalho.

Esta é a primeira vez que Guareschi estará no campus universitário de Rondonópolis. A princípio ele veio para compor a Banca Examinadora da dissertação do mestrando Jonatas Marcos da Silva Santos que defenderá a pesquisa intitulada “Desafios e possibilidades: a compreensão do diálogo que se constrói entre escola e família”, cujo trabalho teve como orientador o Professor Doutor em Educação Ademar de Lima Carvalho.

De acordo com Carvalho, o Programa de Pós-Graduação em Educação aproveitou esta vinda dele para também o convidar para palestrar na Aula Inaugural do Mestrado- turma 2016. A escolha dele para compor a Comissão Avaliadora do trabalho se deu exatamente por ele ser referência em pesquisas sobre a relação entre escola e família, educação e cidadania e sobre direitos humanos e comunicação. “O fato do Jonatas ser padre também interferiu naescolha. O diálogo do que foi pesquisado e como foi realizado, bem como o uso de referenciais teóricos próximos dos dois, também foram levados em consideração. A pesquisa do Jonatas vai ao encontro de um dos discursos deGuareschi: ‘Todos nós precisamos ser educados para uma educação cidadã. Assim como precisamos ser educados para a democracia participativa’. A família e a escola tem um papel decisivo no desenvolvimento humano”.

A defesa de dissertação de Mestrado do Jonatas será realizada segunda-feira, às 08h00, no Anfiteatro daUFMT de Rondonópolis. Assim como a Aula Inaugural, a defesa também é aberta ao público.

+ Acessados

Veja Também