População pode procurar unidades de PSF para fazer o Cartão SUS

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Os moradores de Rondonópolis podem fazer o Cadastramento Nacional de Usuários do Sistema Único de Saúde e obter o Cartão SUS em diversas unidades de atendimento no município. O gerente de programas da Secretaria de Saúde, Vilmar Alves Souza, divulga a lista de locais preparados para atender a comunidade e orienta que o documento é necessário para qualquer atendimento do SUS e exigido dos pais na hora de fazer a matrícula dos filhos nas escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino.

Vilmar Souza explica que o cadastramento serve para identificar o usuário do SUS com endereço. O que assegura mais eficiência nas ações individuais e coletivas em prol da saúde pública. As informações resultam ainda na construção de um banco de dados para diagnóstico, avaliação, planejamento e programação dos trabalhos na área. “Com o cadastramento podemos desenvolver políticas sociais integradas com outras Pastas, como Educação e Assistência Social”, argumenta.

O gerente reforça que ‘as pessoas devem procurar uma unidade de saúde para fazer o Cartão SUS’. Os moradores que não conseguirem fazer o cartão nas unidades próximas de casa, por quaisquer problemas, devem se dirigir ao Centro de Saúde Jardim Guanabara que funciona na esquina da Avenida Bandeirantes com a Rua Rio Branco, no antigo PAM, na região central da cidade. “Esse documento é indispensável para fazer a matrícula em escolas públicas e ingressar num emprego formal, no mercado de trabalho”, orienta Vilmar.

Os interessados em obter o Cartão SUS devem comparecer às unidades de saúde, munidos de documentos pessoais e de comprovante de endereço. É preciso apresentar identidade (RG), CPF, Carteira de Trabalho, e comprovante de endereço com o número do Código de Endereçamento Postal – CEP da rua.