População de Rondonópolis conta com coleta de exames laboratoriais em nove unidades de saúde

População conta com coleta de exames laboratoriais em nove unidades de saúde
Assessoria

Com vistas a manter a excelência nos serviços prestados e possibilitar mais conforto e rapidez no atendimento, ocoordenador do Laboratório Central de Rondonópolis (Lacen), Ivair de Souza, salienta que a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conta hoje com uma rede de coleta de exames laboratoriais para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

Esta descentralização facilita a vida do cidadão, que retira o sangue, por exemplo, em unidade de sua região, mais próxima de sua casa. Não precisando se deslocar até o Lacen, localizado na rua Rio Branco, no Jardim Santa Marta, ao lado da sede da SMS.

Para evitar filas e, também, transtornos como gastos com passagem e tempo de deslocamento, ele orienta que a população utilize mais os postos de coletas nos bairros, onde muitas vezes sobram vagas, enquanto no Laboratório Central de Rondonópolis fica sobrecarregado.

Além do Laboratório Central, os exames laboratoriais de rotina podem ser realizados em nove postos de coletas, que funcionam nas unidades de saúde do Jardim Europa, Nossa Senhora do Amparo, Luz D’Yara, Policlínica Itamaraty, Conjunto São José, São Francisco, Vila Olinda, Vila Rica e Policlínica Central.

“Sobram vagas nos postos de coleta dos bairros da cidade, muitas vezes. A população não precisa sair de casa de madrugada para aguardar atendimento no Laboratório Central”, orienta Ivair, informando que o atendimento dos postos de coleta se inicia às seis horas da manhã, com exceção das unidades do São Francisco e da Vila Rica, que começam a atender às sete horas.

Ele destaca essas unidades o atendimento tem a mesma qualidade que a ofertada no Laboratório Central, que funciona de segunda a sexta, no período das 6 às 17 horas, além do plantão de 24 horas para acolher a demanda da Unidade de Pronto Atendimento, adulto e infantil. A coleta de exames é feita, até às 9h e a entrega de resultados é até às 17h.

O Lacen de Rondonópolis realiza diversos tipos de exames de diagnósticos. Ivair ressalta que somente exames pré-operatórios, agendados pela Central de Regulação, são realizados a partir das 8h. “Os demais seguem o fluxo de entrega de senhas, a partir das seis da manhã”, explica, lembrando que idosos, gestantes e crianças têm prioridade no atendimento.

Exames específicos

Ele informa, ainda, que os seguintes exames específicos só são realizados no Lacen: Coagulograma/TAP/TTPA/INR, PTH, ACTH, Anticoagulante Lúpico, Exame do Pré-Natal; além os de rotina II: Teste Oral de Tolerância à Glicose, VDRL, Urucultura. “Os demais exames de rotinas podem ser realizados em uma das nove unidades de coletas”.

Para realização dos exames são necessários a apresentação dos seguintes documentos: requisição clínica de exames emitida pela unidade da rede pública municipal de saúde, documentos de identificação pessoal e o cartão SUS.