Ponte entre Alagoas e Sergipe beneficiará 200 mil pessoas

Redação PH

Redação PH

Ponte entre Alagoas e Sergipe beneficiará 200 mil pessoas

Nesta quinta-fera (17), aCompanhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) divulgou o projeto executivo para a construção de nova ponte sobre o Rio São Francisco. O empreendimento vai ligar as cidadesde Penedo (AL) e Neópolis (SE). Cerca de200 mil pessoas devem ser beneficiadas com a obra.

Segundo a Codevasf, a construção vaifomentar o desenvolvimento econômico e social e aumentar a competitividade de empresas dos dois estados.

Ao todo, o Ministério da Integração investiu R$ 2,3 milhões para a elaboração do projeto. A previsão de custo total da ponte é de R$ 320 milhões. “Vamos trabalhar para garantir orçamento para executar esta obra tão importante aos dois estados nordestinos”, afirmou o ministro Helder Barbalho.

Mudanças

Haverá uma redução de cerca de 40 quilômetros no trajeto, tornando a logística de produtos e de turismo mais ágil e econômica. “Será possível integrar o sul de Alagoas com o norte de Sergipe. Com isso, diversas áreas serão beneficiadas, como a educação, a saúde, o turismo e os agronegócios”, ressaltou o governador de Alagoas, Renan Filho.

Segundo Kênia Marcelino, presidente da Codevasf, a obra reduzirá consideravelmente os custos relacionados à mobilidade. “A ponte facilitará o fluxo de pessoas e contribuirá com o agronegócio dos estados, inclusive dos perímetros irrigados administrados pela Codevasf”, destacou.

Melhorias

As cidades de Alagoas e Sergipe que serão beneficiadas devem ter um crescimento na produtividade, em decorrência da facilidade e agilidade na movimentação de mercadorias, tanto na compra quanto no escoamento de produtos e serviços, a exemplo da piscicultura, arroz, cana de açúcar, camarão e cerâmica. A expectativa é de que sejam criados 2,5 mil empregos diretos e 5 mil indiretos.

O empreendimento terá extensão aproximada de 1.072 metros e largura de 21,10 metros. A obra incluirá ainda espaço para passeio de pedestre e ciclovia, pavimentação, além de estudos e projetos ambientais nas rodovias estaduais AL-225 e SE-335, no trecho que compreende os dois municípios.

Projeção

Agora, o projeto passa pela análise do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) para emissão de licenciamento ambiental e para autorizar a contratação e elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima).

+ Acessados

Veja Também