Policiais abraçam projeto de doação de cabelos e mobilizam redes sociais

Soldado Renata Cristina do 13º Batalhão de Polícia Militar de Lucas do Rio Verde incentivando os colegas da unidade a fazer parte da corrente do bem. - Foto por: Arquivo Pessoal Renata Cristina

Policiais abraçam projeto de doação de cabelos e mobilizam redes sociais

Policiais femininas doam cabelos para pacientes que estão passando por tratamento quimioterápico, e mobilizam redes sociais em busca de voluntárias no interior do estado.

A  soldado Renata Cristina, 29 anos, do 13º Batalhão de Polícia Militar de Lucas do Rio Verde, desapegou de quatro anos de cabelos compridos em prol do projeto social “Força na Peruca, iniciativa que arrecada cabelos, confecciona perucas para pacientes que perdem cabelo durante o tratamento médico.

“Eu gosto de poder de alguma forma ajudar alguém. Porque sabemos o quanto uma mulher é sensível com os cabelos e gosta de cuidar, ter os fios longos, agora imagina uma mulher perder os cabelos por causa de uma doença. Então resolvi ajudar com esse pequeno gesto. Doei meu cabelo e postei na rede social e algumas amigas gostaram do projeto e também cortaram para doar”, explica a soldado.

 

Cortar o cabelo para algumas mulheres pode parecer algo natural, mas para as policiais da PM manter o corte de cabelo em dia é atender uma norma da instituição. O regulamento de apresentação pessoal da PM determina que as policiais femininas devem  manter o comprimento dos cabelos até 20 centímetros a partir da gola da farda. A norma militar somada à necessidade de voluntárias para o projeto, motivou a sargento a iniciar uma campanha discreta  em suas redes sociais para sensibilizar  colegas de farda a também abraçar a causa da doação de cabelos.

Renata já sensibilizou quatro voluntárias a procurar um salão conveniado com o projeto “Força na Peruca”. Dentre as doadoras, duas policiais já doaram cabelo, uma delas é a soldado Ivanil de Almeida Costa, do Núcleo de Polícia Militar de Bom Jardim, distrito do município de Nobres. A soldado Ivanil  viu a rede social da policial e  decidiu atualizar o corte de cabelo e doar as mechas para o projeto de Lucas do Rio Verde.

“Eu sempre quis doar, mas não sabia como fazer, foi quando me deparei com a postagem e exemplo da soldado Renata, isso me motivou, procurei ela e fiz a doação para o projeto. É muito bom saber que com um gesto tão simples  podemos ajudar alguém. Com certeza vai fazer alguém que precisa muito feliz. Fico feliz com isso. Eu já compartilhei a postagem também das doações e  status, algumas pessoas já me procuraram pra relatar sobre a vontade de doar e  já me coloquei a disposição pra fazer com que os cabelos cheguem  às mãos do projeto social”, afirma,

“Como policial acredito podemos ajudar sempre com as ações sociais. Pois a sociedade, não toda, mas grande parte dela, ainda imagina que a polícia só atua de forma repressiva. Estamos aí pra fazer com que mudem esse pensamento e saibam que estamos aí pra “servir” e proteger à todos” , conta a  soldado.

O projeto “Força na Peruca” criado a pouco mais um ano em Lucas do Rio Verde conta com o apoio da Casa da Amizade e de outros parceiros e voluntários. A iniciativa conta com  25 salões de beleza credenciados. Mais de 80 perucas já foram confeccionadas, sendo que dessas, 52 estão em uso, tanto no próprio município, bem como em diversas cidades do estado. As voluntárias que trabalham no projeto fizeram recentemente doações de perucas para o Hospital de Câncer de Cuiabá.

A idealizadora do projeto, Rosi Martha de Mattos Ida, conta que  é de extrema importância o envolvimento de toda a sociedade para a manutenção da ação social . A participação dessas pessoas é muito importantes para manter o projeto “Força na Peruca” com doações de mechas e divulgar os trabalhos da Casa da Amizade aqui de Lucas do Rio Verde. As perucas ajudam às pessoas nessa fase difícil que elas passam no período da queda dos cabelos e do tratamento agressivo contra o Câncer, e assim contribuir para devolver a auto-estima a elas, toda a ajuda é muito bem vinda”, diz Rosi Martha.

+ Acessados

Veja Também