Polícia Militar orienta comunidade escolar sobre cuidados na volta às aulas

Polícia Militar orienta comunidade escolar sobre cuidados na volta às aulas
Em Várzea Grande a policial orienta os alunos dos cuidados com trânsito e evitar o uso de drogas - Foto por: PMMT

Polícia Militar orienta comunidade escolar sobre cuidados na volta às aulas

Com o início do ano letivo nas escolas públicas e particulares de todo o Estado, a Polícia Militar de Mato Grosso retoma uma série de projetos que envolvem a comunidade a escolar.

Junto com as aulas retornam as rondas escolares, campanhas educativas de educação no trânsito, além das atividades do Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd) em todos os 15 Comandos Regionais (CRs).

Em Água Boa (a 730 km de Cuiabá), policiais do 16º Batalhão (BPM) se comunicam com a comunidade escolar por meio de um aplicativo de celular, compartilhando imagens ilustrativas que identificam as responsabilidades de cada um.

A dica para os pais é que orientem os filhos a evitar falar com estranhos e não aceitar passeios e presentes, além de andar sempre com um documento, endereço, telefone e nome dos pais ou responsáveis.

O tenente-coronel Gyancarlos Paglyneari Cabelho explica que a ideia é aproximar a corporação da comunidade e aumentar a segurança nas escolas. “As orientações são importantes e estão relacionadas à segurança no trânsito, no deslocamento seguro e cuidados no contato com pessoas estranhas”.

Gyancarlos acrescenta que, pelo fato de Água Boa ter muitas ruas planas, a circulação de bicicletas elétricas é maior do que a motocicletas e a atenção precisa ser redobrada. “Orientamos dos cuidados ao atravessar a rua, com o aumento do número de carros e pessoas circulando”.

Em Água Boa, os alunos vão para escola em bicicletas elétricas Fotos: PMMT

Em Várzea Grande, policiais do 4º BPM iniciaram as rondas escolares. Nesta terça-feira (12.02), foram visitadas as escolas Pedro Gardez, no Centro, Abraão Nassarden, no bairro Formigueiro e o Centro Educacional Abdala José de Almeida, no São Mateus.

O comandante do 2º CR, coronel Marcos Roberto Sovinski destaca que há um cronograma de planejamento para as visitas.  Para ele, se o aluno confia na polícia e desenvolve uma relação de respeito, a violência diminui. “Procuramos estabelecer a confiança, fazer um papel de amigos. Ouvimos problemas, orientamos, tentamos sempre ajudar”, explica.

Na ronda escolar, uma equipe específica treinada em abordagem e orientação faz rondas externas e internas no entorno das escolas. O objetivo é inibir ator ilícitos e a presença de suspeitos que não frequentam o ambiente escolar. Além disso, são realizadas palestras sobre a função da polícia, além de atos cívicos, como a execução do Hino Nacional.

Imagem compartilhada pela PM em Água Boa. Fotos: PMMT

+ Acessados

Veja Também