Polícia Militar inicia 26ª turma no Curso de Capacitação Rotam em Cuiabá

Picture of PM-MT

PM-MT

Polícia Militar inicia 26ª turma no Curso de Capacitação Rotam em Cuiabá

Durante 45 dias, policiais militares terão treinamento e instruções de patrulhamento tático

Compartilhe:

A Polícia Militar de Mato Grosso iniciou, na manhã desta quinta-feira (30.06), a 26ª turma do Curso de Capacitação de Rondas Ostensivas Tático Móvel (CCRT), com 49 alunos, sendo um do Estado de Rondônia. A abertura do curso foi realizada na sede do Comando Geral da Polícia Militar em Cuiabá, com a participação do Corpo Musical da PM. 

O comandante da Rotam, tenente-coronel Tiago Costa Gomes, explicou que o curso tem como finalidade capacitar policiais como operadores do patrulhamento tático móvel, tornando-os aptos a servir em unidade operacional especializada, tanto na Capital quanto no interior.

O curso conta com uma grade curricular extensa, na qual serão ministradas mais de 380 horas/aulas em diversas instruções, dentre elas noções de policiamento de choque, noções de agentes químicos e estágio operacional.  

“Os policiais aprovados no curso serão denominados taticanos, tornando-os aptos a servirem em unidades especializadas. O CCRT é uma resposta imediata aos crimes e às ocorrências que envolvem maior desdobramento tático no terreno, com treinamento mais especializado. A Rotam é a guardiã da doutrina de patrulhamento tático e nada mais sensato e correto retornar essa capacitação que visa formar os operadores táticos”, afirmou.

De acordo com tenente-coronel, o CCRT visa preparar o policial para enfrentar situações adversas da profissão, pois serão expostos e capacitados fisicamente e intelectualmente para agir diante de diversas circunstâncias não previsíveis.

“O curso só tem a agregar valor profissional na vida do militar. O CCRT é muito mais que motivação, ele traz segurança para o profissional agir de acordo com a legalidade e dentro da doutrina militar e de atender o cidadão mato-grossense”, ressaltou. 

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou a importância da 26ª turma do CCRT como forma de preparar o policial militar para atividades desde administrativas ou de operacional. “A capacitação é um papel muito importante na vida do policial militar. E a Polícia Militar de Mato Grosso é uma das instituições da segurança pública que mais investe no conhecimento dos militares para atividades administrativa, patrulhamento tático e ostensivo”, reforçou.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp