Polícia Militar concederá Medalha ‘Mérito de Sangue’ e mais sete condecorações

A corporação vai conceder 156 medalhas para homenagear àqueles policiais militares. - Foto por: Maricelli Lima / Secom - MT

Polícia Militar concederá Medalha ‘Mérito de Sangue’ e mais sete condecorações

As medalhas sempre existiram na história da Polícia Militar e na noite desta quinta-feira (05.09), estas peças circulares de metal, repletas de significados, irão abrilhantar a formatura de aniversário dos 184 anos da PM. A corporação vai conceder 156 medalhas para homenagear policiais militares que enalteceram a farda com seus feitos memoráveis e ações heróicas à sociedade mato-grossense.

Oito tipos diferentes de medalhas de reconhecimento serão entregues pela corporação. Pela primeira vez, o Comando Geral da PM concederá a Medalha Mérito Sangue “Tenente Neteslau Brachtel Dewulsky”, Medalha ‘ Feitos Heróicos’ e Medalha Tiradentes.

A medalha Mérito de Sangue caracterizada por um colar de cor vermelho, foi criada pelo do decreto n° 814 Novembro em 2011, mas apenas no atual comando, a  homenagem será concedida. A medalha reconhece oficial e praças que tenham sido feridos durante o exercício da atividade policial.

Já a medalha ‘Feitos Heróicos’ de cor dourada com os dizeres – SACRÍFICIO, DEDICAÇÃO, HEROÍSMO reconhece feitos de bravura praticados por oficiais ou praças. Recebe a homenagem, o policial que já tenha sido premiado pelo Governo do Estado, por meio da promoção, por ato de bravura em fatos notórios que à causa pública, espírito de sacrifício, abnegação e coragem postos à prova em caso concreto.

A medalha Tiradentes é destinada também a oficiais e praças que, por sua atitude, dedicação e capacidade profissional no exercício da atividade policial, tenham contribuído para elevar ou estreitar os vínculos de amizade junto às Forças Armadas Brasileiras ou de outras nações.

Além das novas medalhas, a solenidade de aniversário concederá a já tradicional Medalha ‘ Homens do Mato’; agora, instituída à Condecoração da Ordem ‘Homens do Mato’ dividida em Cavalheiro, Comendador, Gran Oficial e Gran Cruz. O reconhecimento da ordem agracia militares, civis por seus esforços de comprovada dedicação, zelo e engrandecimento à corporação nos âmbitos Federal, Estadual, Municipal, co-irmãs e sociedade em geral.

O evento também concederá as medalhas Cruz de Bravura, destinada a prestar uma homenagem para àqueles policiais militares e de outras corporações e civis por atos excepcionais de desprendimento, espírito, coragem e bravura com o risco da própria vida, devidamente comprovado; a medalha de Mérito de Ensino concedida a oficiais da PM, de outras co-irmãs, Forças Armadas ou civis que tenham desempenhado funções na Academia de Polícia Militar Costa Verde (AMCV).

Já a Medalha de Serviços Extraordinários reconhece oficiais e praças que tenham comprovado dedicação de zelo em que sobressaia durante a ação policial, como o salvamento de uma criança; uma inusitada apreensão que exigiu um pouco mais de insistência do militar.

A solenidade de formatura dos 184 anos da Polícia Militar acontece as 19hs, no pátio do Comando Geral da PM, no Bairro Novo Paraíso, em Cuiabá.

+ Acessados

Veja Também