Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na 50ª fase da Lava Jato

Redação PH

Redação PH

polícia federal cumpre mandados de busca e apreensão na 50ª fase da lava jato

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na 50ª fase da Lava Jato

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta sexta-feira (23) a 50ª fase da Operação Lava jato, denominada Operação Sothis II.

Os policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão em endereços nas cidades de Salvador, na Bahia, e Campinas e Paulínia, em São Paulo. Os mandados judiciais foram expedidos pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

Segundo a PF, as ações estão relacionadas com as investigações conduzidas no âmbito da 47ª fase da Lava Jato, que apura o “pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos e atos de lavagem subsequentes em contratos da Transpetro – Petrobras Transporte".

Na ocasião, um dos alvos Uera o ex-gerente da Transpetro, subsidiária da Petrobras, José Antônio de Jesus, que foi preso. De acordo com o Ministério Publico Federal (MPF) no Paraná, ele é suspeito de operacionalizar o recebimento de R$ 7 milhões de propinas pagas por empresa de engenharia, entre setembro de 2009 e março de 2014, ao lado de familiares e intermediários.

Segundo as investigações, o ex-gerente teria pedido, inicialmente, o pagamento de 1% do valor dos contratos da empresa com a Transpetro como propina, entretanto o acerto final ficou em 0,5%. “Esse valor foi pago mensalmente em benefício do Partido dos Trabalhadores (PT), de modo independente dos pagamentos feitos pela mesma empresa a pedido da presidência da Transpetro, e que eram redirecionados ao PMDB. O ex-gerente se desligou da subsidiária da Petrobras recentemente”, diz a nota divulgada pelo MPF .

+ Acessados

Veja Também