PM faz formatura de 7,6 mil alunos de programa de prevenção às drogas e criminalidade

Alunos atentos na orientação da aula ministrada pelo militar - Foto por: Arquivo Proerd

A Polícia Militar realiza nesta quarta-feira (20.11) a formatura de 7.650 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela PM, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e prefeituras municipais. A solenidade ocorre a partir das 16 horas, no Setor Oeste da Arena Pantanal.

Na ocasião, será celebrado os 19 anos do Programa que contempla alunos de Cuiabá e Várzea Grande que participaram do programa durante o ano e estão matriculados na rede pública (estadual e municipal) e privada de ensino. São esperadas cerca de 15 mil pessoas entre estudantes, familiares e professores.

De acordo com o coordenador estadual do Proerd, o tenente-coronel Darwin Salgado Germano, 61 municípios do Estado desenvolvem o programa. Em Mato Grosso, serão 28.800 formandos em 2019. Em 19 anos de existência, já foram mais de quatro milhões de atendimentos e 342 mil alunos formados.

Darwin explica que o reflexo do trabalho é a eficiência de 98% de aproveitamento. “Os nossos alunos dificilmente irão se envolver com algum tipo de droga. O programa é a maior ação contínua de prevenção às drogas e violência realizada em todo estado e graças aos parceiros, famílias, professores e diretores das escolas”, destaca ele.

Metodologia

As crianças e adolescentes tiveram aulas teóricas e orientações práticas sobre como se comportar diante da oferta de drogas e em situações como bullying e outras formas de violência. As aulas são ministradas por policiais militares que possuem capacitação específica.

O material didático de apoio destaca noções de cidadania, técnica para resistir às pressões dos colegas, consequências do uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneira de lidar com o estresse, promoção da autoestima, resistência ao bullying, entre outros assuntos de valorização da vida.

Serviço

Formatura dos alunos do Proerd de Cuiabá e Várzea Grande

Data e hora: quarta-feira (20.11), às 16h

Local: Arena Pantanal – Setor Oeste – Avenida Agrícola Paes de Barros, bairro Verdão.