Plus size: dicas para escolher a lingerie ideal

Corte, tecido e tamanho são critérios a analisar - Foto: cottonbro/Pexels

Plus size: dicas para escolher a lingerie ideal

De acordo com a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o segmento plus size está em crescimento. Desde 2018, o mercado apresenta alto números de vendas, mesmo em períodos em que outros setores demonstraram em queda. Não à toa, marcas de moda íntima vêm apostando na lingerie plus size não apenas para oferecer manequins mais diversos, mas como forma de garantir competitividade no mercado.

Muitas mulheres que vestem números maiores conseguiram, nos últimos anos, mais facilidade para adquirir novos sutiãs e calcinhas, abandonando marcas especializadas no segmento, que podem ser caras e menos acessíveis.

Com lingerie plus size disponível em lojas físicas e e-commerces de diversos tipos, surge outro desafio: encontrar a peça ideal. É preciso que a consumidora se atente a características chaves, que indicam sutiãs e calcinhas de maior qualidade, que poderão oferecer mais conforto e sustentação no dia a dia.

Características para escolher a lingerie

Assim como uma lingerie de qualquer outro manequim, a plus size pode ser de vários estilos. Desde uma peça mais básica para a rotina – como um sutiã triangular de cores sóbrias – ou até um conjunto sexy, com renda e transparência.

Tudo irá depender do gosto pessoal e da ocasião em que a lingerie será usada. Porém, existem alguns fatores que, de maneira geral, chamam atenção na hora de determinar a qualidade.

Cortes indicados

Para mulheres que precisam de mais sustentação nos seios, vale se atentar às laterais e às alças do sutiã. Quanto mais largas, maior será o suporte, tornando a peça apropriada para uso constante. Se a intenção for disfarçar o tamanho do busto, é possível apostar em cortes como cobertura total e evitar bojos muito grandes.

Por outro lado, cortes mais decotados, como o push-up e meia-taça são indicados para quem quer valorizar os seios e chamar atenção para o colo. Nesse caso, bojos e aros resistentes também são importantes.

Quanto à parte de baixo, calcinhas com laterais mais largas são ideais para deixar a silhueta mais harmônica. Portanto, cortes como caleçon podem ser indicados. Para deixar a peça mais sensual, vale apostar em transparência.

Melhores tecidos

Para lingeries que serão usadas com frequência no dia a dia, a dica é priorizar tecidos confortáveis e que permitem a respiração da pele. Nesse caso, algodão e microfibra são ideais. Além de não abafar a região íntima – podendo ser uma lingerie usada por longas horas -, também possuem texturas mais macias em contato com a pele.

Já para ocasiões especiais, nas quais a sensualidade é prioridade, tecidos rendados podem fazer diferença na hora de potencializar o fator sexy. Quando combinado com transparência e cores mais quentes, o conjunto chama mais atenção.

Atenção ao tamanho certo

Na hora de escolher qualquer lingerie, é essencial se atentar ao tamanho certo. Com conjuntos plus size, não é diferente. É possível se precaver e optar pelo manequim indicado, mesmo em compras on-line, na qual a consumidora não pode experimentar a peça.

Para isso, é preciso se basear na tabela de medidas, disponibilizada por cada marca de lingerie. A mulher deve saber quatro medidas específicas de seu corpo – tórax, busto, cintura e quadril – e compará-las às referências disponíveis no site.

Essa é a forma mais indicada para encontrar o tamanho ideal, evitando lingeries largas – que não irão oferecer a sustentação necessária – ou, ainda, modelos muito apertados que, além de desconfortáveis, podem ressaltar inseguranças específicas no corpo, prejudicando a autoestima e a confiança em momentos especiais.

+ Acessados

Veja Também