Pleno reexamina tese incluindo especificações para pesquisa de preços em licitações

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Pleno reexamina tese incluindo especificações para pesquisa de preços em licitações

Em aquisições públicas, a administração deve considerar um conjunto de metodologias para restringir a obtenção de três orçamentos junto a potenciais fornecedores. Dentre elas, verificação de preços já praticados pela Administração Pública, consultas a portais oficiais de referenciamento de preços, mídias e sites de amplo domínio, catálogo de fornecedores e analogia com compras e contratações realizadas por corporações privadas.

Este foi o entendimento do Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), que reexaminou a resolução de consulta nº 41/2010 e incluiu o conjunto de metodologias necessárias para que seja feito o balizamento de preços nas aquisições públicas. Anteriormente, a tese prejulgada não trazia tais especificações, constando apenas que, em processos de inexigibilidade e dispensa de licitação, deve-se apresentar as três propostas válidas para justificar a compatibilidade do preço oferecido pelo fornecedor com o vigente no mercado.

Durante sessão ordinária do dia 09 de agosto, o relator, conselheiro Domingos Neto, apresentou voto no sentido de reexaminar o entendimento, de acordo com a redação sugerida pela Consultoria Técnica do TCE de Mato Grosso. A decisão foi acompanhada pelos demais conselheiros por unanimidade.

+ Acessados

Veja Também