Plano da Tesla é ambicioso, mas fraco em detalhes, dizem analistas

Redação PH

Redação PH

ford focus rs é eleito carro do ano 2017 e conquista prêmio de melhor motor nos eua

Plano da Tesla é ambicioso, mas fraco em detalhes, dizem analistas

Um caminhão, um ônibus urbano, uma SUV pequena, uma picape… o novo plano de Elon Musk para a Tesla lista onde o bilionário quer levar a montadora de veículos elétricos, mas dá poucos detalhes sobre como ele planeja chegar lá.
Musk revelou sua visão para uma empresa integrada livre de emissões de carbono e que oferta produtos e serviços além de carros elétricos e baterias.
O que ele não fez, porém, foi explicar como ele planeja financiar e executar o plano. A Tesla já está queimando caixa e tem uma histórico de não cumprir promessas de produção.
"Está além de nós quanto a Tesla vai precisar levantar em recursos para executar este plano", disse o analista Brian Johnson, da Barclays Capital, em nota a clientes. As ações da empresa caíam 1,6% nesta quinta-feira.
"O plano é parecido com o anterior, ou muito parecido com o que a Tesla faz, é longo em visões entusiasmadas sobre o futuro e curto em detalhes financeiros", acrescentou.
Em mensagem publicada com o título "Master Plan, Parte Dois", Musk afirmou: "Começar uma companhia de veículos é idiota e uma companhia de carros elétricos é idiota ao quadrado." Ele prossegue dizendo que a "civilização vai entrar em colapso" na ausência de uma economia sustentável no consumo de energia.
"Em um nível elevado o documento (texto de Musk) teve como objetivo explicar como as ações da Tesla se encaixam no quadro maior de acelerar a energia sustentável", disse o analista Rod Lache, do Deustche Bank.
"Mas o documento é relativamente curto em detalhes e não contém objetivos econômicos ou financeiros", completou.Tais detalhes serão fundamentais quando a Tesla buscar levantar dinheiro junto a investidores para financiar seus planos ambiciosos.
A Tesla levantou US$ 1,7 bilhão em maio com a venda de novas ações para financiar seus projetos, particularmente o desenvolvimento e lançamento da produção do veículo Model 3.
A companhia divulgou neste mês que não cumpriu a meta de entrega de veículos pelo segunto trimestre consecutivo, o que deixa a empresa sob risco de ficar abaixo da meta anual.
A Tesla afirmou que quer produzir 500 mil carros por ano até 2018 ante 80 mil a 90 mil este ano. O analista Colin Langan, do UBS, afirmou que ficou surpreso com o anúncio possível de caminhão e ônibus.
"Questionamos se a empresa poderá lidar com o aumento de complexidade de ter várias plataformas quando atualmente está tendo problemas com apenas dois modelos", escreveu o analista.
Elon Musk anunciou fusão da Tesla com a fornecedora de energia SolarCity (Foto: REUTERS/Bobby Yip)

+ Acessados

Veja Também