Peugeot 208 ganha visual atualizado e novos motores 1.2 e 1.6 turbo

Redação PH

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Peugeot 208 ganha visual atualizado e novos motores 1.2 e 1.6 turbo

A Peugeot apresentou nesta segunda-feira (4) em Fortaleza a linha 2017 do 208. Além de passar pela primeira reestilização, o hatch compacto ganha duas novas opções de motores, uma com foco em desempenho e outra com pegada esportiva. São 7 versões, com 3 motores e 3 transmissões.
O motor 1.2 de 3 cilindros toma o lugar do 1.5 de 4 cilindros. Ele é 3 cavalos menos potente, mas promete ser o mais econômico do país, com consumo médio de 10,9 km/l com etanol, em ciclo urbano. Segue na linha o motor 1.6 de 122 cv e a "família" passa a ser completada pelo 1.6 THP (turbo) de 173 cv.
O carro parte de R$ 48.190, na versão Active 1.2, mesmo preço da configuração de entrada atual, que tem motor 1.5. Também foram mantidos os valores das intermediárias Active Pack e Allure com câmbio manual, e na Griffe com transmissão automática.
TODOS OS PREÇOS E VERSÕES:
Active 1.2- R$ 48.190
Itens de série: luzes diurnas e lanternas de LED, alarme, central multimídia com Bluetooth e espelhamento de conteúdo na tela, volante multifuncional e com regulagens de altura e profundidade, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas e travas e retrovisores elétricos.
Active Pack 1.2 -R$ 51.690
Mesmos itens da Active, mais rodas de liga leve de 15 polegadas, volante revestido em couro, airbags laterais e ar-condicionado digital de duas zonas.
Allure 1.2- R$ 54.990
Mesmos itens da Active Pack, mais grade dianteira cromada, acabamentos cromados, teto solar panorâmico, sensor de ré e piloto automático.
Allure 1.6 automático- R$ 59.090
Mesmos itens da Allure 1.2, mas com motor 1.6 de 122 cvcâmbio automático de quatro marchas.
Sport 1.6 manual -R$ 60.990
Mesmos itens da Allure 1.6, mas com câmbio manual, rodas de liga leve de 16 polegadas, luzes de leitura de LED, pedaleiras de alumínio e navegação por GPS.
Griffe 1.6 automático- R$ 64.590
Mesmos itens da Sport 1.6, mas com câmbio automático de 4 marchas, sem pedaleiras esportivas, mas com maçanetas internas cromadas, airbags de cortina, sensores de luz, chuva e estacionamento dianteiro, câmera de ré e banco traseiro bipartido.
GT (Griffe 1.6 THP)- R$ 78.990
Mesmos itens da Griffe, mas com motor 1.6 de 173 cv, mais rodas de liga leve de 17 polegadas, aerofólio esportivo, saída de escape dupla e controle de estabilidade.
Visual muda pouco
O desenho do 208 passa pelas discretas modificações apresentadas no modelo europeu há um ano no Salão de Genebra de 2015. É preciso prestar atenção nas mudanças. Na dianteira, o para-choque ganhou formato ligeiramente diferente, enquanto a grade ganhou uma nova área inferior.
Já os faróis de neblina agora são posicionados em uma moldura maior, que passa por toda a dianteira na parte mais inferior do conjunto. Na traseira, a única novidade é a disposição das luzes, que foi alterada. Já o interior sofreu alteração apenas em texturas e cores.
Do mais econômico ao mais esportivo
Das três motorizações do 208, duas são inéditas. O antigo motor 1.5 de quatro cilindros e 93 cavalos que equipava as versões de entrada deixa de ser oferecido. Em seu lugar, chega o moderno três cilindros de 1.2 litro da família PureTech.
Apesar de ter um cilindro e 300 cm³ de deslocamento a menos, ele é só 3 cv menos potente. São 90 cv e 12.9 kgfm de torque máximo. Mesmo menos potente, o novo propulsor tem inúmeras vantagens na comparação com o antigo.
Logo de cara, ele conta com partida a frio, dispensando o tanquinho auxiliar. Também há comandos variáveis na admissão e no escape e correia banhada a óleo (que tem maior durabilidade).
De acordo com a Peugeot, ele será o motor a combustão mais econômico do Brasil. A marca afirma que, na edição 2016 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, ele terá consumo urbano de gasolina de 15,1 km/l na cidade e 16,9 km/l na estrada.
Com etanol, os números são de 10,9 km/l em ciclo urbano e 11,7 km/l em ciclo rodoviário.
A marca afirma ainda que este novo motor é 37% mais econômico do que o modelo que ele substitui. Na outra ponta, a versão mais cara do 208 será a mais potente e esportiva. A GT chega como novidade, mas aposta no conhecido motor 1.6 THP turboflex para fazer frente a Renault Sandero RS e Fiat Punto T-Jet.
Peugeot 208 GT 2017 (Foto: Divulgação)
São 173 cv, capazes de empurrar o compacto de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos, com máxima de 220 km/h. O número é melhor do que os 8 segundos e 202 km/h do Sandero RS e os 8,3 segundos e 203 km/h do Punto T-Jet, segundo dados das fábricas.
O comportamento dinâmico também foi ajustado na comparação com as demais versões. A suspensão ganhou regulagem voltada para a esportividade, os pneus são de perfil baixo, a direção está mais direta e os freios foram redimensionados em 1,7 cm no diâmetro e 0,6 cm na espessura, além de as rodas traseiras também ganharem discos sólidos.
Como o desempenho sozinho não vende carros, a Peugeot também tratou de incrementar o visual do 208 GT. Ele traz rodas de alumínio de 17 polegadas com acabamento diamantado, aerofólio e retrovisor com acabamento em preto brilhante, grade com detalhes em vermelho e escape com saída dupla e ponteiras cromadas. Dentro, ele tem pedaleiras esportivas, bancos costuras em vermelho e volante revestido em couro, com detalhes em vermelho.
Para quem só quer esportividade no desenho, há a nova versão Sport, que tem maquiagem esportiva, mas segue com o motor 1.6 de 16V e 122 cv, aliado ao câmbio manual de cinco marchas. Ele traz grade em preto brilhante e detalhes vermelhos, rodas de 16 polegadas, aerofólio e retrovisores em preto brilhante. O volante tem detalhes vermelhos e as soleiras são cromadas.

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