Pessoas que recebem BPC têm até 28 de dezembro para fazer o Cadastramento Único

Pessoas que recebem BPC têm até 28 de dezembro para fazer o Cadastramento Único

Pessoas que recebem BPC têm até 28 de dezembro para fazer o Cadastramento Único

Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social alerta os idosos e portadores de deficiências que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e ainda não fizeram o Cadastramento Único, que o início dos bloqueios do benefício ocorre já a partir do dia 1º de janeiro de 2019.

Para fazer o Cadastramento Único, o beneficiário deve procurar um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência até o dia 28 de dezembro.

A secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Márcia Rotili, reitera que o recebimento do BPC está condicionado à realização do Cadastramento Único, e quem não o fizer perderá o benefício.

O BPC é o salário mínimo pago à idosos e portadores de deficiências sem 13º salário. São 12 parcelas anuais.

Conforme os dados da Assistência Social, Rondonópolis ainda conta com cerca de 600 pessoas que não fizeram o Cadastro Único, mas de acordo com a secretária, este número pode ser ainda maior, pois estão incluídos para realizar o cadastro na cidade também os beneficiários que não moram em Rondonópolis, porém sacam os valores aqui.

Márcia destaca que há mais de um ano, a Assistência Social vem trabalhando, inclusive com a busca ativa dos beneficiários em seus endereços, na tentativa de atingir o maior número de pessoas que recebem o BPC e impedir que tenham seus benefícios cancelados, o que geraria transtornos para a vida da pessoa, que conta com o benefício como renda, e também à movimentação econômica da cidade.

A secretária reforça que a equipe da Assistência Social, munida dos endereços dos beneficiários visitou várias residências e de um total de 1,8 mil pessoas que não haviam feito o cadastramento, restaram cerca de 600 que não foram localizadas.

Ela conta que a maior parte destes beneficiários vivem em bairros como Jardim Ipanema e Vila Canaã. “Há muitos casos de pessoas que na lista possuem como endereço a localização do INSS, o que atrapalha a busca ativa pela Prefeitura”, explica.

Para facilitar que os beneficiários saibam que necessitam de cadastramento, foi afixada uma lista com o nome das pessoas nas unidades dos Cras da cidade.

Se o nome constar na lista, a pessoa deve fazer o Cadastramento Único. Para isso, é necessário comparecer ao Cras mais próximo da residência munido dos documentos originais de todos os integrantes da família, além daquele do beneficiário e portar o cartão do BPC.

Rondonópolis possui, segundo dados da Assistência Social, 7.049 pessoas que recebem o BPC, destas, 3 mil já contavam com os dados inseridos no Cadastro Único antes do início dos trabalhos de identificação e cadastramento de todos os beneficiários. Restando, desta forma cerca de 600 ainda sem cadastro.

Prazos

A secretária informa que haverá um período de transição entre bloqueio e cancelamento total do benefício.

Os bloqueios terão início em 1° de janeiro de 2019 e seguem até 31 de abril. Neste período, quem for sacar o benefício e este estiver bloqueado, deve procurar um Cras imediatamente para realizar o Cadastramento Único e com isso, reaver o benefício.

Já, a partir de 1º de maio as pessoas que ainda não tenham feito o Cadastramento Único terão o benefício cancelado definitivamente.

+ Acessados

Veja Também